Título da Redação: Progresso da destruição

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Bruno Berger Quemelli


O Brasil, desde o seu período de colonização, sofre com a ação antrópica em suas florestas, para satisfazer os desejos portugueses. Toda essa exploração moldou o território brasileiro nas formas atuais, em que ainda se tem muitas riquezas naturais, que ajudam no avanço da nação. Mas sempre o "progresso" vem em detrimento da sustentabilidade, deixando o Brasil em um estado completamente imprevisível do que pode vir a acontecer, e o clima é sim uma preocupação.
A sociedade brasileira é um dos maiores desafios, pois ela ainda não percebeu a gravidade da situação. Nos últimos anos, o problema da seca no Sudeste veio a tona, em que muitos se preocuparam. Mas, alguns meses depois, a mídia parou de noticiar sobre o assunto, e a maioria da população simplesmente esqueceu que o Sudeste ainda está em crise hídrica, voltando a agravar a situação vigente.
Têm-se também o Governo brasileiro, que não traz ações concretas em prol do meio ambiente. A comunidade científica sempre fala sobre mudanças climática, mas deveria se aliar ao Governo para que com o financiamento de projetos de preservação e cuidado das riquezas naturais brasileiras possam realmente ser efetivos.
Uma das principais causas do Brasil ainda não estar em um colapso climático, são as florestas Amazônica, a vegetação do Cerrado e o que sobrou da Mata Atlântica, pois juntas são essenciais para a biodiversidade e manutenção do clima brasileiro. Mas a ameaça do desmatamento para a pecuária extensiva no Norte e Centro-Oeste, e a destruição dos 7% que ainda restam da Mata Atlântica com a urbanização do litoral, colocam em risco a integridade da fauna e flora brasileira.
Por conseguinte, vê-se vários desafios que o Brasil tem para enfrentar. A população deve enxergar sua real função nesses contexto, que é ajudar com a preservação e economia de água em suas residências junto a separação dos resíduos para a reciclagem. E o Governo investindo em uma fiscalização rígida que pode ser feita pela Polícia Federal, poderá controlar uma boa parte da destruição das vegetações do país, para que o Brasil possa ser o exemplo de preservação no mundo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018