Título da Redação: Progresso ou "progresso"?

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marcos Jhonny Almeida


Desde o advento da Revolução Industrial no século XVIII, o homem pôs-se a lançar de forma intensa os mais diversos gases derivados da cadeia produtiva. Através do avanço da ciência contemporânea, a nocividade de tais poluentes emergiu, e vem gerando problemas ao planeta. Com isso, o Brasil tem graves desafios no que tange os recursos naturais e os impactos sociais frente às mudanças climáticas.
O agravamento do chamado efeito estufa tem mostrado a face cruel desse fenômeno. O aumento da temperatura média da Terra trouxe consequências graves ao clima, afetando diretamente os recursos naturais. Assim, o setor primário da economia e o setor energético são diretamente atingidos por essas alterações. Um exemplo claro disso é a recente seca intensa a qual atinge a região Sudeste do país, essa que comporta grande fatia da produção agrária do país, além de usinas hidrelétricas. Desse modo, a instabilidade climática vem expondo sua força.
Ademais, a sociedade também é diretamente afetada por essas alterações. Isso porque as deficiências na agricultura podem, em longo prazo, deflagrar a fome nas vítimas do desabastecimento. Tal realidade já era prevista por Malthus, na Teoria Demográfica Malthusiana. Além disso, catástrofes naturais tendem a assolar a população. Um exemplo recente foi a enchente ocorrida no Acre em 2015, a maior da história do Estado, que destruiu milhares de casas e gerou milhões em prejuízos. No mais, deslizamentos de terra causados pelo intenso regime de chuvas podem se intensificar, afetando os milhões de brasileiros que moram em encostas.
Em suma, o atual cenário mundial é insustentável e afeta a todos. Para alterar esse panorama, o Governo Federal deve, em parceria com a Organização das Nações Unidas, organizar um encontro mundial emergencial visando fomentar o debate acerca das mudanças climáticas e formular acordos que contribuam para reduzir os impactos das atividades humanas ao meio ambiente. Só assim o horizonte da humanidade alcançará o real progresso da espécie.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018