Título da Redação: Questão de Sobrevivência

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maria Isabel


Desde 1530, quando o Brasil começou a ser ocupado por europeus, as suas florestas começaram a ser exploradas economicamente, principalmente a Mata Atlântica. Inicialmente com a extração do Pau-Brasil, depois com o cultivo de monoculturas. Após séculos esse cenário não mudou, pois, a ascensão dos centros urbanos fomentou ainda mais tal degradação. O custo dessa corrida mal planejada em busca do desenvolvimento econômico foi a banalização do ambiente e das consequências desses ato.

Atualmente, tal região tem menos de 10% de sua área original e o foco exploratório foi transferido para a floresta Amazônica. Esta mudança deve-se, principalmente, a expansão irresponsável da fronteira agrícola. Pois, segundo dados da Moratória de Soja na Amazônia, mais de 18 mil hectares foram desmatados para o cultivo de soja. É inconcebível que a humanidade continue a aceitar qualquer nível de devastação da floresta, até mesmo por uma questão de sobrevivência.

Pois, a degradação do ambiente já reflete no clima de todo o país. As secas no nordeste estão mais intensas e o sudeste começou a sofrer com a falta de chuva. Há ainda os problemas advindos das construções de grandes prédios - os quais formam ilhas de calor - e do excesso de automóveis nos grandes centros, fato agravante para o efeito estufa e prejudicial para saúde.

Portanto, é necessário introduzir na sociedade uma nova consciência ambiental. As escolas devem ensinar as crianças através da biologia, da geografia e da história como as florestas interferem no clima e quais foram até hoje as consequências de sua devastação. Enquanto isso a sociedade precisa adaptar-se as novas temperaturas e tentar amenizá-las através da construção de terraços verticais e do reflorestamento de áreas devastadas. Já o governo deve investir no uso de Drones para identificar possíveis explorações ilegais e coibi-las com a aplicação da lei; além de fomentar o uso de transportes alternativos - com a construção de ciclovias, por exemplo - e melhorar a estrutura dos transportes públicos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018