Título da Redação: Questões ambientais

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Flávia Andrade


Uma das maiores causas para os problemas ambientais enfrentados hoje como o aumento da temperatura, desequilíbrio ambiental, desertificação e falta de água potável, deve-se ao início da industrialização ocorrida no século XVIII. Essa, além de iniciar o processo de grande emissão de gás carbônico na atmosfera, propiciou para o desenvolvimento do capitalismo, um dos maiores responsáveis para a grande agressão à natureza em detrimento do interesse econômico.
Mesmo todos os países do mundo sendo afetados pelas mudanças da natureza, alguns tiveram sua organização social e econômica abalada devido à falta de importância dada ao problema. Um dos exemplares é o Brasil. O país rico em biodiversidade, com um clima propício para a plantação e abundante em água; sofre, hoje, com problemas como a crise hídrica e a desertificação da caatinga, influenciados não só pelas mudanças climáticas globais.
Dessa forma, é possível relacionar fatores externos e internos contribuinte aos problemas. Como externo, temos efeitos do aquecimento global que provocou uma alteração do índice de chuvas e aumento de calor no país. Entretanto, os fatores mais influentes são em boa parte o desmatamento da Amazônia e a falta de investimentos do governo em medidas para lidar em períodos de falta d’água e com a manutenção da natureza. No primeiro caso, é interessante ligar a evapotranspiração da floresta com a incidência de correntes de ar quentes e úmidas que circulam e precipitam em todo Brasil. No segundo caso, o Estado, almejando apenas o lucro, não fiscaliza e não protege os bens naturais, deixando os rios serem poluídos por esgoto e lixos tóxicos, as florestas serem desmatadas e vegetações serem substituídas por pastagens e agricultura.
Assim, para amenizar os efeitos da reviravolta da natureza, o país deve tomar medidas. Em primeiro lugar, o governo deve investir na revegetação da mata ciliar dos rios, diminuindo a incidência de sedimentos nos mesmos e potencializando a sua profundidade e pureza. Em segundo lugar, ONGs devem cobrar do Estado e de empresas privadas o reflorestamento da Floresta Amazônica e insistir para uma maior fiscalização sobre o desflorestamento da área. Em terceiro lugar, uma campanha deve ser feita para os cidadãos colocarem em suas casas, reservatórios de água para captar a água das chuvas visando também em economia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018