Título da Redação: Recursos finitos e possibilidades infinitas

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Fernando Jefferson


O cenário brasileiro predominante no contexto das mudanças climáticas globais preocupa a comunidade científica local pelo fato de estarmos indo em direção a uma situação catastrófica irreparável. A busca incessante por recursos naturais dilacera a natureza causando impactos em toda a sociedade, dentre eles, sobremaneira o mais destrutivo é a distorção do padrão das chuvas, responsável ao mesmo tempo por inundações em algumas áreas e desertificação em outras.
O consumismo desenfreado é a principal causa desse mal. Enquanto continuarmos sendo manipulados pelo prazer efêmero de comprar sobre todas as coisas, além da alteração do paradigma pluvial, num futuro próximo o exaurimento das fontes de matéria-prima disponibilizadas pelo planeta será inevitável. Com isso, o bem estar-social e desenvolvimento das futuras gerações estará comprometido por nossos caprichos e futilidades do presente.
Esse quadro radical requer intervenções radicais de efeitos imediatos. Por exemplo, a fiscalização implantada pelo governo com a finalidade de coibir o desmatamento predatório, assim como um programa de reflorestamento dessas áreas promovido tanto pelo Estado como pela população pode evitar o desperdício e a abrir margem para a fixação do desenvolvimento sustentável. As empresas transnacionais, as quais dominam o mercado consumidor global, não podem ficar de fora. O investimento em pesquisa científica avançada, já que o capital não é problema para essas pessoas jurídicas, voltado para manter o atual ritmo de crescimento econômico e simultaneamente reduzindo o máximo possível os índices de poluição é um bom começo.
Fica evidente, portanto, que não podemos continuar agredindo a terra em busca do lucro. As medidas anteriormente expressas tem grande potencial para ao menos mitigar o problema, mas a solução primordial e incontestável esta na priorização absoluta de nossas crianças uma vez que Luc Berson, renomado cineasta francês, ensinou sobre nós seres humanos: "pegue eles pequenos e as possibilidades serão infinitas". Afinal, podemos fazer qualquer coisa incluindo implantar na sociedade a consciência ecológica e sustentável que pode salvar o planeta, caso essa tarefa comece a partir da infância nas escolas. Beethoven é a prova viva do que Berson disse, porque foi através de sua iniciação prematura no mundo da música que ele conseguiu compor a 9° sinfonia e fazer parte do diminuto conjunto dos maiores autores de música clássica de todos os tempos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018