Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A excessiva emissão de gases poluentes pelo homem, impulsionada por meio das Revoluções Industriais e disseminação do capitalismo, é responsável hoje por interferir no equilíbrio da natureza e, por conseguinte, traz mazelas à população mundial atual. Nesse viés, cabe discutir as ações antrópicas no Brasil responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
Em primeiro plano, há a falta de investimentos em transportes ecológicos no país. O ex-presidente Washington Luís já dizia que "governar é abrir estradas", explicitando, assim, uma política de incentivo ao transporte rodoviário desde o início do século XX. Os automóveis, entretanto, são grandes emissores dos chamados gases estufa, principais responsáveis pelas mudanças climáticas observadas no planeta. Nesse cenário, o cidadão tupiniquim disposto a repensar o uso do carro se vê sem opções atualmente: não há infraestrutura que possibilite o uso de meios alternativos -como a bicicleta, por exemplo-, e os transportes públicos carecem de conforto e segurança, vide que são, diariamente, manchete nos jornais devido aos constantes casos de violência.
Outrossim, a deposição inadequada do lixo em aterros sem nenhum controle ambiental, os "lixões", no Brasil, também é responsável pela produção de gases agravadores do efeito estufa. De acordo com o IBGE, grande parte dos resíduos sólidos no Brasil ainda têm como destino tais lixões. Nesses lugares, além da produção do chorume, altamente poluente para o solo e lençóis freáticos, há a produção em larga escala de metano, proveniente da decomposição de matéria orgânica por microrganismos. Um destino mais adequado para o lixo urbano, portanto, seriam os aterros sanitários, onde há um sistema de drenagem que capta os gases e líquidos resultantes do processo de decomposição, evitando maiores danos ao solo, à mananciais e, sobretudo, à atmosfera.
Destarte, é inequívoca a necessidade de medidas com o fito de frear a emissão de gases poluentes no Brasil hodierno. A princípio, o Ministério dos Transportes, em parceria com as emissoras abertas de televisão, deve promover campanhas de abrangência nacional em prol do uso de transportes mais ecológicos pela população. Paralelo à isso, o Estado deve promover infraestrutura capaz de viabilizar o uso desses transportes alternativos. Ademais, os Governos Municipais devem substituir gradativamente os lixões por aterros sanitários, sob a fiscalização do Governo Federal. Por fim, recai sobre o Ministério da Educação, por meio das instituições educacionais, o compromisso de formar indivíduos dotados de criticidade e cientes da importância de preservar o mundo para as futuras gerações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018