Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Darth Vader


É de conhecimento geral que, nos últimos tempos, tem-se observado os impactos da ação antrópica no planeta. Com a descoberta e acompanhamento da camada de ozônio e sua rarefação, tornaram-se perceptíveis as consequências negativas do desmatamento e poluição no clima terrestre. A tentativa de frear tais prejuízos é um desafio para o Brasil, visto que ele enfrenta barreiras na cultura socioeconômica e na área governamental.
A cultura de exploração de recursos naturais advém do período em que os portugueses chegaram ao país. Observa-se na Carta de Pero Vaz de Caminha a descrição que, à primeira vista, não encontraram pedras preciosas, mas as águas eram infindas e havia muitas árvores. Consequentemente, houve a exploração do Pau-Brasil - que quase o levou a extinção, assim como todos os recursos que lhes cabiam. Dessa forma, a cultura brasileira consolidou-se na ideia de natureza infinita que lhe fora apresentada, usufruindo de tudo, sem grandes preocupações com o futuro. Tal ideia perdura, porém, tem-se despertado uma consciência ambiental em uma pequena parte populacional; entretanto, o número de áreas desmatadas na floresta amazônica continua aumentando. Existe, portanto, um conflito de interesses, em que uma parcela de indivíduos quer preservar o meio ambiente, e outra parcela que deseja explorar financeiramente todos os recursos disponíveis.
Outro fator existente é a barreira governamental. Encontram-se, no Congresso, representantes da classe dos agropecuaristas - que são os principais desmatadores. Essa bancada, além de ter um grande número de deputados, exerce forte influência sobre outras bancadas. Por consequência, eles têm poder de veto na maioria dos projetos ambientais que podem lhe trazer prejuízos. Dessa forma, tais governantes utilizam do poder para obter algo que lhe fornece benefício próprio, mesmo que isso gere impactos negativos na natureza. Tal luta parcial para o interesse da classe dominante é corroborada na crítica marxista sobre o Estado e sua função.
Levando-se em consideração esses aspectos, vê-se que é necessária uma mudança social e política no país. Para isso, cabe às ONG’s e Escolas, juntamente com a Mídia, criarem campanhas de conscientização ambiental, mostrando os reais impactos no planeta e os riscos que isso traz; cabe ao Governo a redução da bancada ruralista, para evitar poder de veto em projetos importantes. Dessa forma, será possível reduzir a destruição do meio ambiente, criando um Brasil verde e justo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018