Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 2 anos por Ana Carolina Silva


O Brasil abriga uma das maiores e mais importantes florestas do mundo - a Floresta Amazônica - esta que tem sua superfície sendo devastada em prol dos avanços da agropecuária e retirada ilegal de madeira. Os biomas brasileiros perderam grande parte de suas coberturas originais, sendo a Mata Atlântica o bioma mais devastado de todos, tendo perdido cerca de 90% da área original. Além disso, na sociedade atual, há uso intenso de combustíveis de origem fóssil, que somado à prática de desmatamento, intensifica os efeitos do aquecimento global.
Quando se pensa em aquecimento global, logo vem em mente a questão do derretimento das geleiras, que ocasiona o aumento do nível do mar, entretanto, o problema é mais abrangente e põe em risco a biodiversidade de vários ecossistemas, levando à uma reação em cadeia. Só para exemplificar, o desmatamento da Mata Atlântica causa a diminuição de populações de espécies animais ou vegetais nativas, caso essas espécies tenham predadores, estes poderão ter seu número reduzido ou serem até mesmo extintas, causando um desequilíbrio ecológico.
O Brasil é um dos maiores produtores de gado do mundo, atividade que contribui com 18% da emissão total de gases do efeito estufa, o responsável por essa taxa é o metano, gás proveniente da atividade anaeróbica de bactérias no trato intestinal desses animais durante a digestão.
Com isso tem-se que o uso predominante de combustíveis fósseis somado à criação intensiva de gado são os principais fatores responsáveis pelo aumento da retenção de calor na atmosfera, logo, faz-se necessário o aumento da proteção ambiental, criação de mais parques ecológicos e áreas de preservação, aumentar a fiscalização em regiões suscetíveis ao desmatamento predatório. Além disso, deve-se aumentar o incentivo ao uso de fontes alternativas de energia, como eólica, solar e maremotriz, que não causam dano ao meio ambiente. Por fim, o Ministério do Meio Ambiente deve fazer uso de campanhas publicitárias a fim de incentivar o plantio de árvores em cidades e áreas desmatadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018