Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A evolução do mundo nos âmbitos tecnológicos, econômicos e sociais sempre esteve em gradação positiva, porém após a Revolução Industrial no século XIII, a sua ascensão foi, notadamente, progressiva, consolidando o capitalismo como o sistema mais rentável e lucrativo. Com isso, a medida que o mundo dava passos largos ao desenvolvimento estrutural, simultaneamente, contribuía, cada vez mais, para a primeira significante iniciativa de degradação ambiental. Todo o planeta ficou vulnerável a terríveis acontecimentos em virtude das mudanças climáticas proporcionadas pelos desequilíbrios ambientais.
Anterior ao excessivo desmatamento e exploração de combustíveis fósseis o planeta se conservava harmoniosamente, todavia, após a busca incessante do homem pelo lucro e tendo a natureza como matéria prima, os danos ambientais começaram a surtir efeitos, gerando, principalmente, o aumento do efeito estufa em virtude do acelerado aquecimento global, fato este que tem ocasionado mudanças climáticas e desconstrução das características típicas de cada lugar no mundo. Segundo o sociólogo Karl Marx, o homem é integrante da natureza e tem que manter com ela um diálogo interrupto pra se manter vivo. Dessa forma, a atitude humana tem que ser contrária da atual, uma vez que a destruição do meio ambiente é sinonimo da destruição do homem.
Em decorrência disso, por meio de ações antrópicas destrutivas o ambiente sofre consequências, possivelmente, irreparáveis, como a escassez de água potável em resposta do alto índice de desmatamento, como na Amazônia; aumento das inundações e do nível do mar por causa do derretimento das geleiras; períodos longos de estiagem, como na região Sudeste do país que prejudicou toda a conjuntura econômica e alimentícia do país, acometendo mortes, incêndios e e perda da fauna e da flora, colocando espécies em extinção. Ademais, a camada de ozônio sofre constante degradação por causa, especialmente, dos clorofluorcarbonetos, colocando a população a extrema exposição dos raios ultravioletas, acarretando doenças como o câncer de pele. Como forma de freiar tais problemas, a ONU organizou a cop21 com o intuito limitar o aquecimento global, permitindo seu aumento em apenas 2ºC, tendo como propósito equiparar o impasse.
Portanto, a necessidade de sanar essa problemática é eminente. Conforme Nelson Mandela, a maior arma para mudar o mundo é a educação, dessa forma o Ministério da Educação deve promover palestras nas escolas com o fito da concientização para com as questões do meio ambiente, tendo como principal objetivo, preservar. Também é importante que os países cumpram com o compromisso que fizeram em Paris na cop21 e não meçam esforços para diminuir o índice do aquecimento global. Para o sociólogo Max Weber, a ação social passa a existir quando o indivíduo estabelece acordo com os outros, sendo assim, toda a sociedade deve entrar em prol da causa, preservando sua existência e tendo atitudes sustentáveis e ecológicas, preferindo sempre o biodegradável. Consoante a isso, a relação da humanidade com o meio ambiente será uma forma de protocooperação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018