Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Sabe-se que com a maior quantidade de gases poluentes na atmosfera ocorre o agravamento do efeito estufa com a radiação que não incide como deveria e mais calor fica retido na Terra o que ocasiona o aquecimento global com o derretimento das calotas polares e a elevação das temperaturas médias. Nesse contexto é possível avaliar como o país contribui para esse impacto e por quais consequências ele tem passado.
Observa-se que mesmo sem ser um país desenvolvido o Brasil contribui e muito para as mudanças ocorridas no planeta pois com o desmatamento da floresta amazônica essencial para ajudar no ciclo do carbono mais gases como o CO2 ficam suspensos no ar. Outro fator que implica em prejuízos naturais é a expansão da agropecuária brasileira pelo fato de grande parte do metano (CH4), gás poluente, ser liberado por animais ruminantes. Com isso é importante não pensar só em reverter os impasses, mas sim, em quais atitudes podem ser tomadas para diminuir as consequências.
Além disso nota-se que o Brasil é primordialmente agroexportador desse modo fica visível que as mudanças climáticas afetam os produtores, estes percebem que não existe mais épocas definidas para a chuva ou estiagem, assim um dos fatores alarmantes desse impacto foi, e ainda é em algumas regiões, o longo período de seca, sem a água necessária para a produção os agricultores não conseguem produzir o que elevou o preço das mercadorias. Dessa forma fica evidente que tais mudanças não afetam somente aqueles que produzem, mas também os consumidores e os funcionários do campo.
Portanto, em vista de todos os aspectos mencionados, para diminuir as implicações ocasionadas pelo agravamento do efeito estufa é necessário que haja maior fiscalização para punir aqueles que cometem o crime, previsto em lei, de desmatar, bem como o estudo de alternativas viáveis que diminuam os impactos causados pelo gás metano liberado, principalmente, pelo gado. Outrossim, é preciso que os agricultores criem medidas alternativas com menos consumo de água e que sejam feitos projetos de conscientização das pessoas, pois o problema não é só dos produtores mas também de todo o planeta que sofre as consequências.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018