Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Muito se discute, no Brasil, a respeito do clima e suas respectivas mudanças, visto que, elas podem prejudicar a natureza, a economia e a sociedade em um modo geral, modificando o cotidiano dos cidadãos.
Sabe-se que as mudanças climáticas são de ordem natural, porém, na contemporaneidade, a indústria, a queima de combustíveis e o consumismo foram estimulados e o processo catalisado, modificando e acelerando as reações na camada de ozônio, consequentemente, deixando atravessar com mais intensidade os raios UVA e UVB, os quais são responsáveis pelo alto índice de câncer de pele no Brasil. Outro fator importante é a natureza, que é prejudicada, pois certas espécies da flora e da fauna, por exemplo, não sobrevivem em todos os climas, podendo levar à extinção. Além disso, as catástrofes fazem parte da sociedade contemporânea, em que as enchentes estão presentes, tendo suas causas diretamente relacionadas às mudanças climáticas, o que já não são maléficas apenas para a natureza, mas, também para a economia e a população. Com isso, depender da agricultura para sobreviver é arriscado, principalmente na região nordeste, onde a seca é prolongada, o que afeta o país economicamente devido à diminuição da produtividade.
Nota-se que, há algumas décadas, a preocupação com as mudanças climáticas não era tão discutida, já que, o problema não era tão visível como é na atualidade. Dessa forma, não se falava de aquecimento global e gases do efeito estufa, não diminuindo queimadas, emissões de monóxido de carbono e CFC’s, sendo assim, o processo foi tardio e as futuras gerações vão arcar com as consequências, visto que, tais gases ficam na atmosfera por um longo período de tempo.
Portanto, é preciso ressaltar que as mudanças climáticas afetam a natureza, a economia e a sociedade do Brasil. Torna-se imprescindível a fiscalização e o cumprimento, por parte do governo e do poder Executivo, de leis e de acordos ambientais já existentes. Somando-se a isso, é importante que o assunto seja veiculado na mídia e, com o auxílio de ONG’s, nas escolas e em locais públicos, a fim de oferecer alternativas para minimizar a situação no país, incentivando, por exemplo, a adesão dos muros verdes, com plantas, nas casas, que é uma opção eficiente e econômica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018