Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


O clima global passa por mudanças drásticas, não sendo o Brasil uma exceção. Nesse contexto, as ações humanas são, sem dúvida, as principais responsáveis. Isso ocorre não apenas pela emissão de poluentes atmosféricos, mas também devido ao desmatamento, em especial da Amazônia.
Sabe-se que a emissão de poluentes, tais como: CFC’s (clorofluorcarbonetos) e compostos gasosos à base de flúor, são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Isso ocorre porque esses compostos quebram as ligações do O³ (ozônio), ligando-se a moléculas de O (oxigênio) e rompendo assim o filtro solar natural, permitindo dessa forma maior incisão de raios ultravioletas. Exemplo disso é a baixa quantidade de oxigênio diluído nos corpos d’aguas por meio do aumento significativo da temperatura, assim como a alta sensação térmica em grandes centros urbanos. Em consequência disso, ocorre a morte de seres aquáticos, pois precisam do oxigênio para realizar o metabolismo, de igual forma a população sofre demasiadamente com problemas de saúde, como o próprio câncer de pele e o aumento de casos de fadiga (cansaço).
Não obstante, o desmatamento feroz que ocorre na Amazônia também reflete nas mudanças climáticas. Não somente na diminuição da retirada de CO² (dióxido de carbono) da atmosfera através do processo de fotossíntese como também na decomposição da matéria orgânica. Esse fato pode ser observado no mercado mundial através da carta carbono, adquirida por países que poluem acima do limite permitido pela ONU de países que teve não o atingiram, tendo um falso credito. As consequências esperadas são devastadoras para as próximas gerações tendo em vista a diminuição da vida útil do planeta em séculos, juntamente com o surgimento de doenças e agravamento das já existentes, principalmente respiratórias.
Logo, é necessária a implantação de medidas com cunho emergencial. Dessa forma, deve-se realizar um estancamento do desmatamento com incentivos financeiros federais e doações de terras em outras localidades aos fazendeiros e madeireiros. Somados a isso a paralização da emissão dos compostos poluentes e substituição por não poluentes ou menos agressivos a camada de ozônio, tendo em vista a sua presença em aerossóis e compostos químicos gasosos manuseados de forma incorreta.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018