Título da Redação: Reflexos da insustentabilidade no contexto atual

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Guido Vieira


O homem depende dos recursos naturais para sobreviver, porém, o abuso e o uso inapropriado destes leva muitas vezes à escassez dos materiais e ao desequilíbrio de ecossistemas. Tal fato pode ser observado principalmente após a Primeira Revolução Industrial, época em que o homem, movido pela ganância do capitalismo, explorou excessivamente recursos minerais, hídricos e orgânicos, gerando consequências que colocam em cheque a estabilidade das sociedades atuais.

No Brasil, mudanças climáticas já podem ser sentidas pela população através do aumento geral da temperatura devido a emissão abundante de gás carbônico proveniente de automóveis e indústrias. A mudança na temperatura afeta também o ciclo fluvial em algumas áreas, fato presenciado pelos Paulistas no final do ano de 2014 com a falta da chuva e o ruim manuseamento dos recursos hídricos disponíveis. A escassez de água também influi diretamente na produção energética brasileira, já que grande parte dela é proveniente da usina hidrelétrica de Itaipu.

Outro problema atual vivido pelas sociedades é a chuva ácida, causada pela produção de óxidos de enxofre nas usinas metalúrgicas. A chuva ácida torna difícil o cultivo nas áreas agrícolas, fazendo com que os produtores rurais tenham que investir mais dinheiro no tratamento do solo, o que torna os alimentos mais caros e mais escassos. Tal problema ainda é agravado com o aumento populacional, gerando uma demanda ainda maior no setor alimentício.

A partir da exposição e da análise dos graves problemas ambientais enfrentados pela sociedade no século XXI, é possível concluir que é necessário uma mudança de comportamento com relação aos recursos naturais.

A civilização encontra-se dependente na natureza, e portanto, a principal medida para que haja a solução do problema não está na preservação dos recursos naturais, e sim no manuseamento consciente e sustentável deles. Tal fato pode ser concretizado através de leis ambientais feitas pelo Estado impondo uma regulamentação rígida para exploração de minerais, água e madeira, obrigando as empresas responsáveis pela extração dos recursos a reflorestar as áreas em questão. Além disso, essas mesmas leis poderiam impor o uso de filtros nas indústrias e nos produtos responsáveis pela emissão de gases estufa e pela acidificação da chuva.

Pesquisas para a descoberta e aplicação de fontes energéticas alternativas podem ser também incentivadas pelo Estado e pelo capital privado nas universidades, uma vez que é do interesse de todos a estabilidade da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018