Título da Redação: Relação entre a mudança climática e o aumento populacional

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luiz Renzi


O Brasil, segundo o IBGE( Instituto brasileiro de geografia e estatística ), está próximo de alcançar a marca de 205 milhões de habitantes e esse número tende a aumentar. Isso se deve a falta de planejamento familiar, conforme defendido pelo médico Drauzio Varella, ao qual destaca como o principal problema da mulher brasileira. O que ele não relata, porém, é o fato desse acontecimento afetar diretamente o clima do planeta e, consequentemente, todos aqueles que o habita.

Com o aumento da população, os produtores rurais tendem a aumentarem a produção de seus alimentos. Com isso, muitos acabam seguindo caminhos perigosos, como o uso intenso de agrotóxicos. Esses produtos possuem como destino final os rios que acabam sendo poluídos, afetando toda uma cadeia natural do ambiente.
Além disso, a pecuária também se expande para conseguir suprir o aumento da demanda por carnes. Para isso, há desmatamentos de florestas, como a amazônia, e, com o aumento do número de gados, a liberação do gás metano se torna mais intensa. Dessa maneira, o aquecimento global é inevitável.
O aumento da temperatura do planeta somado ao desmatamento e a poluição de mananciais traz consequências graves e atuais. Uma dessas causas pôde ser observada recentemente na região sudeste do Brasil, onde houve problemas com a falta de água potável. Somado, também, à redução do volume dos rios que causaram uma perda de capacidade das hidroelétricas, causando enormes danos econômicos.
O crescimento populacional, portanto, é a principal causa de problemas climáticos. Para que isso acabe, o Governo deve oferecer e incentivar o acesso ao planejamento familiar, principalmente pelas famílias mais pobres. Somado a isso, a policia deve aumentar a fiscalização nas fazendas e aplicar multas ou penas mais severas para os produtores rurais que estiverem usando excessivamente agrotóxicos ou desmatando florestas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018