Título da Redação: Salve a camada de ozônio

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Louise Jolie


É preciso reformular ou ratificar os códigos florestais e ambientais imediatamente. Pois, a desmatada das florestas Amazônicas, Mata Atlântica, são grandes causadoras das mudanças climáticas do país. E também outros causadores desse “desastre ambiental” estariam ligados às usinas hidrelétricas, grandes indústrias e lixões que poluem não apenas do ar atmosférico, como também os rios e lagos alterando o a biodiversidade dos seres ali existentes, causando impactos a toda população brasileira.
É muito comum sentir um grande incomodo em respirar ao ir à grande São Paulo, isso devido ao loteamento de automóveis, indústrias, e prédios altos, que impedem uma boa circulação do ar. Para moradores do estado o corpo parece até está adaptado, porém, muitos não sabem que estão inalando diariamente fumaças poluentes. Pesquisas mostram que no ano de 2011, houve cerca de 17 mil mortes e 68 mil internações de pacientes mais suscetíveis a doenças associadas à poluição, como câncer de pulmão, doenças respiratórias e problemas cardiovasculares. Tal problema é constado em vários outros estados, o que afeta todo o país.
Outro fator de risco é o problema do desmatamento da vegetação ao redor do rio protegido pelas matas ciliares. As arvores são responsáveis pela fotossíntese, ou seja, absorvem a luz solar por respiração anaeróbia e libera o2 em seu habitat, cada vez que arvores vão sendo desmatadas, a quantidade de o2 diminui e de co2 aumenta, causando impactos nos rios e ar atmosférico, como secas do sudeste, secas do sertão etc. Outro exemplo é a poluição de rios com dejetos jogados pelas indústrias, o acumulo de lixões por todo país, o que afeta também moradores próximos, causando serias doenças.
É preciso, portanto, que o governo tome medidas severas para diminuir esse problema, a começar intensificando as leis contra a poluição atmosférica em medida que, haverá punições para aqueles que não cumprirem. O estado pode investir em projetos de reflorestamentos por todo o Brasil. Em âmbito com as industrias Investir também em energias não poluentes, como a solar. A população deve se conscientizar a não poluir rios, não desmatar. A OMS junto com a mídia deve alertar á todos cidadãos sobre os grandes riscos da poluição da camada de ozônio, para que todos criem vias criticas e cuidadosas para com o meio ambiente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018