Título da Redação: (SEM TÍTULO)

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Vivi Fonseca


As modificações nos padrões dos denominados “Rios Voadores” assumem índices alarmantes. Essas massas de ar, responsáveis pelo auxílio na manutenção da umidade no território brasileiro, originadas sobre a Floresta Amazônica, demonstram apenas um exemplo das consequências prejudiciais geradas pelas mudanças climáticas em âmbito global. Dessa maneira, tal cenário de transformações geoclimáticas torna-se um obstáculo de nível socioeconômico no Brasil, relacionando, concomitantemente, sua infraestrutura energética e o mercado agrícola.
Apresentando o modo de vida do sertanejo no século XX, Euclides da Cunha, em sua obra “Os Sertões”, descreve o cotidiano do nordestino negligenciado e marcado principalmente pela escassez de água. Após um século, a questão hídrica ainda constitui fator prejudicial ao desenvolvimento da região, geograficamente desprivilegiada. Contudo, a insuficiência desse recurso atinge, contemporaneamente, também o eixo sul-sudeste, situação que expõe a crise hídrica brasileira. Assim, é possível evidenciar as consequências das modificações do clima no país, território significativamente dependente da água para geração de energia.
Ademais, o caráter agroexportador de “commodities” agrícolas, matérias primas como a soja, representa uma característica suscetível ao ambiente e ao clima mundial. Portanto, alterações intensivas na climatologia configuram ameaças à economia brasileira no que se refere ao quesito exportador e ao abastecimento interno da população.
Por tudo isso, é essencial que a União promova melhorias na gestão eficaz dos recursos hídricos brasileiros, por meio de questões que analisem as mudanças do clima e implemente campanhas para redução do desperdício. Além disso, é fundamental que o Governo Federal, juntamente com os governos estatais, realize ações que reduzam os diversos impactos ambientais, como o gerado pelo “arco” do desmatamento sobre a Amazônia. Para isso, é necessária a intensificação das fiscalizações em espaços florestais. A partir disso, é possível lidar com os desafios das modificações climatológicas e atenuar sua ocorrência. Logo, tais medidas devem ser fomentadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018