Título da Redação: Sustentabilidade e capitalismo : um paradoxo

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Aleff Sobral


Uso do marketing repetitivo na internet, obsolescência programada de produtos e a criação de novas necessidades digitais a cada momento. Eis alguns exemplos de práticas que toram o incentivo à sustentabilidade um paradoxo para a população.
O homem contemporâneo é imediatista e geralmente procura fazer parte de grupos buscando ascensão e aceitabilidade. Esse contexto valida o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, que considera o estimulo ao consumo como a dinâmica que rege as relações no mundo pós moderno. Desse modo, pessoas que não se encaixam no modelo consumista vigente são muitas vezes tratadas com desdém e incentivadas à compra de produtos desnecessários.
Tais fatos inviabilizam a prática de um consumo consciente, que busque sustentabilidade através de ações como a reutilização de materiais, a escolha por produtos realmente necessários, a priorização da mão de obra legal. Enfim, a execução de atividades que unidas trarão benefícios a longo prazo para o planeta.
Assim, a dinâmica capitalista, muito bem rotulada pela frase -tempo é dinheiro- faz com que não haja interesse para atividades que surtam efeitos lentamente. E como, os atos de consumo consciente geralmente não repassam lucros imediatos à população, eles são entendidos como desvantajosos. Desse modo, é necessário que as empresas sejam estimuladas a criarem vantagens para esse tipo de consumo. Pois, por exemplo " qual cidadão estará disposto a pagar mais caro por uma resma de papel reciclado, quando o papel comum está ao seu alcance por um preço menor?"
Fica claro, portanto, que para fazer com que o consumo consciente seja aderido como prática eficaz para minimizar os impactos do capitalismo é necessário adequar sua prática à dinâmica da sociedade atual.O governo deve incentivar tal tarefa através da implantação de medidas, tais como: a diminuição de impostos sobre produtos reciclados, a redução das taxas de energia elétrica e água nas residências com baixo consumo e o estímulo à troca do lixo reciclado pro cartões de descontos em teatros e cinema.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018