Título da Redação: Um dia terá fim

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ma Dias


O tema, o desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais, é um assunto muito pertinente para a sociedade. Isso deve ser estimulado uma vez que a falta de conscientização ambiental está causando graves consequências para a população. Nesse sentido dois aspectos são relevantes: a falta de conscientização da sociedade, e, a carência de projetos públicos que permitam um menor desperdício.
No século XVIII, na Inglaterra, ocorreu a Primeira Revolução Industrial, na qual mudou o sistema financeiro e a forma de produção, além do advento de diversos aparelhos tecnológicos. Esse fato apresenta o início da transformação nos comportamentos de uma sociedade . A importância dada para o consumo, e para o lucro aliena a população sobre as problemáticas ambientais, uma vez que toda matéria-prima necessária para a fabricação de utensílios provém da natureza. Além das liberações (por industrias e veículos) de gases tóxicos e substâncias químicas que trazem transtornos irreversíveis.
Segundo a Geografia, o Brasil é um país com abundância de recursos hídricos. Como exemplo temos o aquífero Guarani, quase todo situado no território brasileiro, além das suas bacias hidrográficas. A hermenêutica desse fato corrobora com a ideia de que se dá pouca importância para um bem essencial, a água, uma vez que tem-se em demasia. Problemas como a falta de tratamento de água adequado, constantes vazamentos, e ausência de projetos que evitem o desperdício, são constantemente vistos nos centros urbanos, sem que nenhuma medida seja tomada.
Diante dos argumentos supracitados, faz-se necessário que o Poder Legislativo elabore leis mais rígidas para quem desperdice água (aplicando multas, por exemplo), e que sobretudo, essas sejam aprovadas e haja a fiscalização pelo Poder Executivo. Projetos, para moradias e para a rede de esgoto urbano, feitos por engenheiros e arquitetos também são de suma importância. Some-se a isso investimento em educação por parte do Estado, capacitando professores, das redes pública e privada, no intuito de formar cidadãos mais conscientes, por meio de palestras e debates.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018