Título da Redação: Um futuro procupante

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 3 anos por Lucas Santos


As mudanças climáticas, causadas por décadas de consumo insustentável de recursos naturais, ameaçam o futuro da humanidade. É nesse sentido que o Brasil, que já sofre com esse problema, passa a ter o grande desafio de se desenvolver economicamente de sem agredir o meio ambiente e ao mesmo tempo tentar recuperar parte dos recursos naturais destruidos nas últimas décadas. Situação que só será superada caso as medidas necessárias para a preservação e recuperação sejam tomadas o mais rápido possível.
A preocupação com o meio ambiente nunca foi prioridade no Brasil. Grande parte da vegetação natural do início do século XVI, como a mata Atlântica, foi devastada, levando a perdas irreversível na biodiversidade e equilíbrio ecológico. Resultado, em grande parte, da busca pelo desenvolvimento no século XX, que levou o país a consumir e destruir recursos naturais de forma irracional e sem planejamento, criando diversos problemas ambientais, como crises hídricas no Nordeste e Sudeste e o aumento de poluição e temperatura nas metrópoles.
Outro ponto importante é o despreparo dos governantes com as mudanças climáticas e ambientais. A falta de planejamento e medidas de curto e longo prazo para o combate à poluição e o uso sustentável de recursos naturais é clara. A poluição dos rios, falta de saneamento básico, descarte inapropriado do lixo, uso intenso de combustíveis fósseis e outros problemas continuam sendo negligenciados ou sem propostas reais de solução. Um cenário que é bastante preocupante, pois as consequências disso vão impactar diretamente a vida dos brasileiros no futuro e, caso nada seja feito, tendem a se agravar cada vez mais com o passar do tempo.
Fica evidente, portanto, que é necessário agir de maneira rápida e eficiente, a fim de que os problemas atuais sejam amenizados e o Brasil possa se desenvolver de forma sustentável ao mesmo tempo que se protege contra as mudanças climáticas. Só assim, o país vai superar os imensos desafios do futuro e poderá aproveitar de maneira consciente as riquezas naturais ainda restantes.
OBS: Estou estudando exclusivamente para a Fuvest, e como lá não é necessário fazer uma proposta de intervenção eu não me preocupei com isso aqui, portanto sei que nesse critério vou tirar zero e gostaria, se possível, que vocês desconsiderassem ele na avaliação da redação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018