Título da Redação: Uma ocupação desordenada e uma sociedade consumista

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 3 anos por Brunossis


Com o advento da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, após a segunda metade do século XVIII, o mundo começou a passar por transformações sociais, culturais, econômicas e até mesmo climáticas. No entanto, essas mudanças só atingiram o Brasil de maneira realmente relevante em meados do século XX, quando o processo de urbanização do País se intensificou e trouxe consigo uma cultura consumista e, consequentemente, impactos ambientais.
Ao ser eleito em 1956, Juscelino Kubitschek ampliou a participação das multinacionais dentro do Brasil. Essas indústrias foram alocadas principalmente no Sudeste, região a onde havia grande parte da Mata Atlântica. Este bioma brasileiro foi devastado por causa da forte ocupação litorânea, agravada com a vinda das empresas estrangeiras ao país. Dessa forma, pode-se dizer que a urbanização brasileira do século XX causou verdadeiros impactos ambientais à Mata Atlântica, restando apenas cerca de 10% desse bioma, o que constitui-se como um desafio para o governo mante-lo vivo.
Além disso, os problemas ambientais também se agravam por conta de outro fator: a cultura consumista. No tocante aos hábitos das pessoas, vale destacar que eles vão de encontro com a lógica capitalista, isto é, consumir de maneira irresponsável. Esse comportamento humano é decorrente da falta de informações da sociedade em relação aos impactos ambientais causados pelo consumo exacerbado. A alienação do indivíduo é tão grande que, Albert Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, colocou uma animação em seu documentário "Uma Verdade Inconveniente", explicando o efeito estufa. Nesse filme informativo, o produtor elogia a matriz energética brasileira por ser a mais limpa do mundo. Todavia, o brasileiro se aproxima cada vez mais do americano no que tange ao consumo.
Portanto, infere-se que o processo de urbanização do Brasil, assim como a cultura consumista constituem-se como agravantes dos problemas ambientais. Diante disso, é plausível que o governo busque uniformizar a ocupação do território brasileiro, incentivando o investimento em áreas menos ocupadas, através de isenções fiscais. Também é possível que a sociedade se atente mais as realidades ambientais do país e do mundo, procurando ler mais notícias relacionadas ao tema.
Obs. Se possível, eu gostaria que você olhasse meu texto na imagem enviada, só p/ analisar a qualidade da minha letra. Um abraço!

Visualizar redação

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018