Título da Redação: União contra a irresponsabilidade ambiental

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriel Rodrigues


Desmatamentos, enchentes, seca. Todos são fatos relacionados à irresponsabilidade com o ambiente. Tal irresponsabilidade se faz presente desde os tempos coloniais, porém apenas hoje a sociedade começa a se conscientizar de tais atos.
Logo que os portugueses chegaram à costa brasileira, inciou-se no país um surto de desmatamento. Naquela época, havia o desmatamento do Pau-Brasil. Atualmente, há o da Amazônia como um todo, feito com o objetivo de aumentar a produção agrícola.
Visto que os ecossistemas estão interligados, o desmatamento na Amazônia e em outras regiões do país e do mundo, ocasiona diversos impactos no clima brasileiro. O regime de chuvas, por exemplo, se modificou em todo o país, seguindo à tendencia global de transformações climáticas às diversas regiões.
Por isso, há diversas secas inesperadas, sobretudo na região sudeste, que, por esse motivo, já não consegue distribuir água e energia elétrica adequadamente, gerando inconvenientes aos moradores e impactos fatais à economia, sobretudo, industrial.
Assim sendo, é preciso que o Brasil reaja à tendencia global de modificações dos clima. Sendo assim, para proteger a saúde e o bem estar da economia e dos cidadãos, o executivo precisa fiscalizar o desmatamento, sobretudo amazônico, e, com ajuda de ONGs, replantar as áreas já devastadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018