Título da Redação: A atual configuração do modelo familiar.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por aniger


Designa-se por família, o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.
Contudo, nota-se que a definição de família não se resume apenas em uma frase como o exposto acima. Pois, é sabido que o conceito de família é algo que vai muito além da consanguinidade, percebe-se que com o passar do tempo, o modelo familiar tradicional considerado ideal por diversas sociedades a exemplo da civilização romana na qual a família era sustentada na figura do pater e em preceitos religiosos, sofreu profundas transformações ao longo do tempo.
Transformações essas, que são mais bem entendidas quando se leva em consideração a atual configuração das sociedades atuais, principalmente as sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização familiar cujo ideal de família baseado na figura do pai, mãe e filhos começou a sofrer mudanças significativas. Tal fato pode ser exemplificado por meio de vários acontecimentos, como o advento da pílula anticoncepcional e a sua relação com a inserção da mulher no mercado de trabalho, somando-se a isso o fato do processo de divórcio ter se tornado algo menos burocrático e por consequência mais comum, o que contribuiu para a elevação do número de pais e mães solteiros ou para a união de pessoas que já possuem filhos de outra relação. alterando assim o modelo familiar tradicional.
Entretanto, percebe-se que o principal fator que mais contribui para que haja alterações no padrão familiar tradicional na atualidade,se encontra baseado nos tipos de relações entre os indivíduos,inclusive no que se refere as uniões homoafetivas. Pois, a prática da adoção por casais homosexuais se torna cada vez mais comum, apesar das dificuldades que esse processo impõe, essa situação se agrava quando soma-se a ela o forte preconceito que esse tipo de união causa em muitas pessoas.
Portanto, vale a ressalva de que apesar de o modelo familiar ter passado por mudanças no decorrer do tempo este deve sempre priorizar o seu papel mais importante, que é o de servir de base à formação do indivíduo. É inegável que a construção do caráter de um cidadão requer uma estrutura familiar consistente em um ambiente saudável, para isso é necessário haver a preservação da instituição família.
Preservação, que não pode ser resumida apenas no modelo familiar a ser seguido ou aceito como único e ideal.Para que a instituição familiar não perca a sua função na sociedade, é imprescindível que haja compreensão entre os que a compõe bem como respeito mútuo, responsabilidade e principalmente, afetividade valores esses que são essenciais a qualquer instituição familiar e que independe da maneira como esta se constitui, é por meio de valores como esses que a família deve sempre seguir para que o seu real sentido não se perca.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018