Título da Redação: A definição está no respeito

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Francisco Loureiro


A partir da década de 70, o meio familiar enfrentou uma intensa revisão e adaptação de seu conceito, tendo em vista o rompimento com os preceitos tradicionais ultrapassados. Nesse contexto, lares com homossexuais ou filhos de pais separados se tornam relações comuns nas quais o afeto e o amor acabam por conservar a essência da família, dando a ela características revolucionárias até então. Entretanto, a aceitação nem sempre é plena e por isso é essencial uma educação, voltada ao respeito a essas novas manifestações, e uma legislação adequada aos novos laços de afinidade.
Com isso, vale ressaltar a atuação de processos históricos com interferência nesse significado. Dessa forma, o movimento de contracultura e a globalização, os quais proporcionaram a intensificação do casamento gay e, consequentemente, a adoção por parte desses casais, ao mesmo tempo em que incentivou a emancipação da mulher do meio domiciliar, dando a ela total oportunidade de inserção no mercado de trabalho e maior planejamento de sua vida.
Portanto, o intenso debate evidenciado no século XXI tem origem desse panorama histórico. Contudo, é válido reforçar que, apesar da pluralidade do conceito de família, todas essas significações têm por prioridade o fortalecimento do sentimento de um grupo, independentemente de possuírem a mesma genética sanguínea e, principalmente, se é composto por um casal ou não. Isso tudo só reforça a necessidade de uma legislação modelada às novas formas de relação vigentes e de uma ideologia “ vanguardiana”, impondo o ostracismo às configurações passadas sociais.
Em suma, no intuito de uma plena aceitação das variantes dessa definição, é necessário, acima de tudo, do esquecimento dos preceitos decadentes. Nesse contexto, a transmissão de valores ao indivíduo desde o seio familiar e a intensa atuação da escola na formação de cidadãos mais coerentes são as principais ações remediadoras da causa. Além disso, o poder governamental e os meios de comunicação devem atuar através de uma publicidade que compartilhe com seu público informações importantíssimas para extinguir o conservadorismo do cotidiano e formar uma sociedade com mais respeito em pauta.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018