Título da Redação: A diversidade familiar

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Thabata Moniz


Todo estudioso de ecologia afirma que a diversidade é essencial para a manutenção do meio ambiente. Infelizmente, para os seres humanos essa diversidade muitas vezes é evitada e temida. O novo e diferente assusta, por isso as mudanças que tem ocorrido no conceito de família ganharam grande repercussão.
Então, pensando nessas modificações, o que seria uma família? Uma pergunta que traz uma profunda reflexão sobre a importância social da família e também sobre os sujeitos que a constitui. Assim, família pode ser definida como uma organização de pessoas que devem ser ligadas pela afetividade e possivelmente por laços sanguíneos. A consanguinidade é, portanto, menos importante que a afinidade e o amor.
Dessa forma, é possível perceber que o conceito de família mudou, pois no século passado família era definida de forma única e linear, pois para ser realmente uma família era necessário um homem para ser o pai, uma mulher que seria a mãe e os dois teriam filhos. Hoje, os sujeitos de uma família são diversificados, houve uma ruptura na linearidade familiar. Esse rompimento pode ter iniciado a partir da inclusão da mulher no mercado de trabalho, pois a mulher passou a ter um papel mais ativo socialmente, diminuindo suas atividades domésticas e questionando a “autoridade” familiar. Além disso, o século XXI traz uma nova e importante entidade familiar através das relações homoafetivas.
Ademais, é necessário entender como a família é importante para a sociedade. Sendo o primeiro núcleo social de qualquer criança, a família possui o papel de integrar esse novo sujeito ao mundo. É através da família que surge o sentimento de pertencimento a uma determinada comunidade e também onde cria-se uma consciência social justa.
Dessa maneira, é importante ressalta que mesmo sendo assustador para alguns a diversidade é fundamental para o meio social. Família independe de sexo, etnia, dinheiro, sendo preciso apenas amor. Assim, constituída por um casal heterossexual, homossexual, mãe solteira, pai viúvo, avós, a família sempre será a principal organização de uma sociedade. Portanto, para o surgimento de cidadãos integrados ao mundo, qualquer tipo de núcleo familiar deve ser reconhecido legalmente e respeitado socialmente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018