Título da Redação: A família contemporânea e sua relação com a sociedade.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ellen Cardoso


Família é um grupo social primário que além de integrar o sujeito na comunidade, cria e molda a consciência do novo indivíduo. Na antiguidade clássica foi padronizada a ideia que todo esse grupo deveria seguir o modelo de "família natural", com um homem e uma mulher unidos pelo vínculo do casamento e seus filhos. Porém, desde essa época, o mundo passou por inúmeras mudanças, alterando sensivelmente esse conceito, passando a se basear mais no afeto do que em relações de sangue e parentesco.
Mudanças como a ascensão da mulher no mercado de trabalho e o aumento do número de divórcios e de uniões homoafetivas acentuaram, direta e indiretamente, alguns problemas da sociedade. Dentre eles, um dos mais graves é o preconceito, pois alguns indivíduos acreditam que somente o modelo de família tradicional é o considerável aceitável e acabam julgando aqueles que fogem do padrão. Esse problema acomete principalmente os casais homossexuais, desrespeitando até a Constituição Civil, que garante liberdade e igualdade à todos e tem como objetivo garantir a dignidade de cada pessoa.
Com as transformações ocorridas no mundo, houve também a mudança de alguns valores, que acabam gerando certas frustrações entre pais e filhos: como os conflitos conjugais, separações e divórcios que não foram bem elaborados de forma a suporte às crianças, ausência dos pais, entre outras. Isso facilita a desestruturação da família e, consequentemente, deixa os filhos mais suscetíveis a entrar no mundo do crime e a usar drogas. Eles podem, também, se tornar indivíduos violentos ou depressivos, levando-os a cometer atos como homicídio e suicídio; e, em alguns casos, até ao desenvolvimento de doenças psicológicas.
A família é a instituição mais importante para a manutenção da sociedade por ser responsável pela formação do indivíduo que a insere, e deve ser respeitada como tal. Para que isso aconteça é necessário que haja a consciência de que ela deve se basear no afeto e na manutenção da sua estrutura, devendo ocorrer uma ação conjunta de todas as instituições, oferecendo palestras, mostrando isso nos meios de comunicação, ensinando na escola, entre outras coisas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018