Título da Redação: A família dos dias atuais

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Pablo Carvalho


Atualmente, define-se entidade familiar aquela com o núcleo social formando a partir de uma união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Entretanto, com as mudanças culturais e sociais surgem outros tipos de família na sociedade, como, por exemplo, a família formada por dois pais ou até mesmo duas mães. Nesse sentido, surge a seguinte pergunta: o conceito de família pode ou não ser mudado? A família, como toda outra instituição, é um produto sujeito a modificações.

É importante pontuar, de inicio, que as relações humanas são atravessadas pela cultura, e, por isso, as normas e as leis se modificam com o objetivo de acompanhar as mudanças culturais e sociais. Recentemente, a campanha de dias dos namorados do Boticário que mostra diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, virou alvo de protestos e repressões por parte de religiosos conservadores. É imprescindível que á igreja deixe seus dogmas para seus fies, não devendo se manifestar com relação a leis civis que visem à proteção de direitos de uma minoria. Dessa forma, teremos uma sociedade mais igualitária.

É necessário frisar também que com as mudanças culturais e sócias a entidade familiar vem ganhando novos arranjos. Todavia, o convívio, o afeto e a educação continuam os mesmos. É de fundamental importância, que as crianças e jovens tenham uma boa educação. Sendo a família, juntamente, com a escola os principais responsáveis por essa educação. Para isso, é importante que o governo disponibilize educação de qualidade para todos. Dessa forma, com uma educação de qualidade os jovens aprenderam a conviver com as diferentes formas de família e de amor.

Portanto, para se estabelecer uma sociedade com direitos iguais é imprescindível á conscientização de uma sociedade conservadora. É fundamental, também, que desde cedo as crianças tenham uma boa educação. A escola, juntamente, com os pais devem orientar as crianças desde cedo para o convívio com as diferenças. Só assim, teremos uma sociedade livre e igual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018