Título da Redação: A família e seus paradigmas

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ingrid Santos


O primeiro contato social de qualquer indivíduo é com a família, com ela que se aprende as noções de mundo, de pertencimento social, tem-se conhecimento das normas e regras que regem as relações interpessoais, e ainda, os primeiros contatos com os valores éticos e morais. Além das suas muitas atribuições, há também muitos paradigmas relativos às famílias, o que resulta em um grande desafio diante da necessidade de lidar com toda a pluralidade das famílias atuais.
É comum fazer relação ao conceito de família com a imagem de um homem, uma mulher e filhos, porém, há que se assimilar que por muitas mudanças as famílias passaram, não cabendo mais as rotulações tradicionais. Hoje, com o aumento vertiginoso no número de divórcios, filhos são criados por vezes por mães ou pais solteiros. Há também que se analisar a opção de muitos homens e mulheres de não terem filhos. E ainda, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Apesar das várias mudanças, o papel da família nunca perderá seu sentido uma vez que para que um Estado seja forte é necessário que a família também seja. Porém, é impossível não perceber o quanto o poder das famílias tem sido negligenciado por muitos, alguns pais se abstêm da obrigação de disciplinar seus filhos delegando responsabilidade para as escolas, por exemplo. Com a necessidade de adquirir o sustento para a sua família, muitos pais acabam negligenciando o tempo com seus filhos, não lhes dando apoio e suporte suficientes para a maturação dos mesmos.
Desse modo muitas crianças crescem sem uma base sólida e sem princípios formados, o que reverbera em diversos sentidos de suas vidas. Muitos crescem inseguros e confusos com os seus futuros, o que por vezes os fazem decidir por caminhos tortuosos, que trarão problemas muito maiores para as famílias, Estado e sociedade como um todo.
Assim, é necessário encarar a família como uma associação conjunta, uma vez que esta é essencial para a saúde de toda e qualquer sociedade. Encarando a pluralidade das famílias atuais, faz-se necessário a criação de projetos, palestras e eventos que possam dinamizar os processos de exposição das diferenças e mudanças que cernem o contexto familiar, de forma a perpassar desde a ausência de um pai na criação de seu filho até a criação de uma criança em uma família de homo afetivos. Ainda, uma autoanálise daqueles que são pais de seus reais papéis quanto família, o que fazer e como melhorar as relações. Tudo isso visando o fortalecimento daquele que é o primeiro meio socializador do indivíduo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018