Título da Redação: A família no século XXI

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Júlia Rodrigues


A família tracidional centrada em valores conservadores e na ideia de um marido provedor e de uma esposa que se dedica à cuidar da casa e dos filhos, aos poucos se torna algo datado. Porém, com a atual configuração familiar, saber conviver com o diferente é o grande desafio da nossa sociedade.
Os conceitos de família e casamento passaram por transformações nas últimas décadas. Essas mudanças estão diretamente ligadas à ascensão das mulheres a partir do século XX, quando elas passam a estudar, votar, trabalhar, se expressar e tomar decisões sobre a sua vida, substituindo a mulher submissa do século XIX. Logo, elas também decidem se e como querer constituir uma família.
Consoante pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, em 2010, 49,9% das famílias são formadas por casal heterossexual com filhos, enquanto 50,1% mostram diferentes tipos de arranjo familiar. Dentro desse segundo grupo estão os casais sem filhos, casais homoafetivos com ou sem filhos, mães e pais solteiros que adotam crianças ou ainda as chamadas "famílias reconstituídas", formadas por pais divorciados que voltam a se casar e moram com os filhos do antigo matrimônio.
Em síntese, além do modelo convencional, o modelo contemporâneo de família também é realidade em nosso meio. Portanto, à escola, no papel de instituição socializadora, cabe a responsabilidade de discutir o tema, com o intuito de promover respeito e integração.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018