Título da Redação: A relação familiar

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Igor Henrique


Família se conceitua como um grupo de pessoas que possuem ligação afetiva e sanguínea entre si. Entretanto o cenário mudou, hoje facilmente se encontra famílias desestruturadas, onde filhos crescem na ausência de pais, seja por falta de tempo ou até mesmo abandono, o que gera graves consequências ao seu desenvolvimento. Desta forma o valor afetivo tem uma maior importância na definição, família é portanto aquela que educa e instrui, que oferece de fato um amparo psicoemocional.

Um dos maiores problemas da sociedade atual é vencer o preconceito, e isso também se aplica ao conceito familiar. Há uma significante parcela da população que repudia a adoção de crianças por casais homossexuais na formação de uma família, normalmente presos ao conceito arcaico da família ideal onde se faz necessário a atuação do homem e da mulher, alegam ser um ambiente inadequado para a formação do indivíduo. Porém esquecem que toda criança que espera uma adoção foi abandonada por um casal heterossexual, tudo o que precisam é de um lar, de afeto, de apoio, o que é exatamente o que os adotandos estão dispostos a oferecer, uma família, independente da sexualidade.

Além do preconceito, é comum observar o distanciamento entre pais e filhos. Devido aos diversos compromissos do dia a dia se tem cada vez menos tempo para a família. Trabalhos, estudos, festas, são exemplos do vem tomando todo o tempo de jovens e adultos, e nesse contexto o valor da família vem sendo esquecido. Em entrevista ao jornal UFG, o conselheiro tutelar Omar Borges de Souza contou que certa vez em seu trabalho, um menino rebelde chorou ao receber um abraço, alegando não receber o mesmo do pai há oito anos. Isto só evidência como é imprescindível que pais sejam presentes na vida dos filhos, que se preze pelo dialogo, que haja uma conexão emocional a fim de estarem aptos a aconselhar e amparar.

Ou seja, família não é somente ser do mesmo sangue, uma família de verdade se caracteriza pelo afeto, pelo cuidado. Portanto, espera-se que os governos municipais criem campanhas que envolvam as escolas e os lares, incentivando educadores à formação de uma nova geração consciente do conceito familiar, livre de preconceitos e que exaltem o valor da união. Desta forma a população se conscientizará da importância que a família exerce, e que não importa como é constituída contanto que promova o bem dos pertencentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018