Título da Redação: A sociedade está pronta para aderir a esta mudança?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariana Lopes


Qual é a definição certa de família? Na Constituição Federal de 1967, anterior ao regime democrático “a família é constituída pelo casamento". Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 o conceito de família foi ampliado e passou a ser entendido como “a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes’’. Po-rém na atualidade há uma forte oposição por meio dos indivíduos mais conservadores acerca dos novos padrões. Eis que surge a pergunta: As definições antigas dão conta da diversidade que a sociedade contemporânea vivencia em suas relações?
‘’Respeito, mas não aceito’’. Há de houver muitos indivíduos- principalmente os mais velhos - que por sua vez, não discriminam o novo conceito familiar, mas por outro lado não aceita e não visa esses novos tipos de família, como sendo um ambiente favorável para a forma-ção da moral e do caráter real do individuo. Porém os que aderem a este pensamento, não consideram o fato da gra-nde quantidade de famílias homoafetivas que adotam uma criança, esta por sua vez não apresenta a mesma posição sexual dos responsáveis. Isso é visto e divulgado na mídia com total convicção.
Certamente, na medida que a sociedade vai progredindo e mudando sua mentalidade, maior numero de indivíduos vão aceitanto um novo modelo, seja ele , constituído por homem ou mulher solteira, casal homo-ssexual ou poligamia, e consequentemente, respeitando-o e tendo em vista que este é um posicionamento que influi em toda a comunidade e o meio social. Porém deve-se perguntar: ‘’Até que ponto a sociedade está pronta para aderir a esta mudança? Contando que a uma penca de homossexuais são agredidos tanto fisicamente quanto moralmente, e a quantidade de casais poligâmicos que não são aceitos pois este não é certamente uma causa para a divulgação da grande mídia que se move com base no Marxismo cultural.
Além do mais, deve-se frisar que a mídia influencia sim, muitos jovens a aderir por modismo a bissexualidade e a homossexualidade (este, não é evidentemente uma fator que vá influenciar no crescente número de homossexuais e casais poligâmicos no futuro. Visto que esta é apenas uma fase que aflige principalmente aos adolescente, uma vez que estão mais vulneráveis, já que estão se conhecendo e dispostos a novas experiências) Porém ,infelizmente, isso causa conflitos em muitos jovens que se confundem na escolha de sua sexualidade, já que a cobrança e o perfil imposto é bastante questionado.
Em suma, a subversão aos valores culturais que constituem a base da sociedade ocidental como por exemplo, a família, Influi ainda hoje nas atitudes de muitos indivíduos perante aos novos padrões. Com isso, as escolas, por sua vez, deve-se frisar por meio de palestras de conscientização aos pais e aos avós, a importância de se estabelecer em suas crianças um pensamento igualitário, afirmando que na sociedade é por meio do caráter, a moral e principalmente a ética, que deve ser formado um cidadão. Além disso, as comunidades LGBT e os simpatizantes, devem impor mais seu posicionamento perante a sociedade, por meio não só das manifestações, mas com atitudes humanitárias, com decência com valores e princípios éticos, para com isso mostrar que não são todos promíscuos, e que principalmente a opção sexual não define caráter.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018