Título da Redação: Brás Cubas era uma família?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Natalia Sayuri


Há uma irradiação adaptativa para o conceito de família. Divergindo das famílias tradicionais, como a protagonista de “Vidas Secas”, o laço familiar estendeu-se para denominar qualquer relação de afetividade entre indivíduos. Inclusive Brás Cubas não partiu desta vida sem deixar de ter constituído uma família, a qual era denominada um domicílio unipessoal. Basta cumprir um papel social comum impostos às instituições familiares: a socialização do indivíduo. Desta forma, “família” independe dos gêneros, da naturalidade, da quantidade, ou seja, do tradicional.

Esta tradicionalidade advém do conceito biológico de reprodução e perpetuação da espécie, porém o termo família na categoria taxonômica abrange os diversos gêneros e não impõe o modo que eles devam relacionar-se. A aquisição da racionalidade trouxe ao Homo sapiens a possibilidade de diversificar as famílias, ou seja, a diversidade biológica assim como descrita por Charles Darwin capacita os indivíduos à sobrevivência. O termo família passou a abranger todas essas diversidades para introduzi-las a sociedade analogamente as tradicionais.

Entretanto, a diversidade não é recebida primordialmente pela comodidade da sociedade, assim como ocorreu com os grupos-étnicos, classes sociais e o sexo feminino. Em termos sociológicos, família é uma instituição social que visa formar o indivíduo, não há distinções quanto quem pode fazê-lo, mas que deve fazê-lo. Ela deve ensinar ao recém-chegado as regras sociais e como lidar com as diferenças e a diversidade, ou seja, aceitando-as. Pois não há apenas um processo de socialização, o que dificulta a extinção do preconceito.

Portanto, a diversidade de famílias não deve ser vista de modo negativo ou recente. Não existe apenas um exemplo familiar, o termo alcança sua amplitude à medida que cumpre sua função social: socializar. É preciso amenizar a aversão social quanto ao diferente e desconstruir o processo social que se criou em torno da família tradicional, pois não é o único modelo de círculo afetivo. Matérias como a sociologia não devem ser deixadas de lado. O Governo Estadual deve disseminar o interesse dos alunos através da distribuição de livros gratuitos e da contratação de professores sociólogos em instituições escolares. Assim a família tradicional de Fabiano (homem, mulher, filhos e um cão) não será a única referência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018