Título da Redação: É possível o controle do tráfico de drogas?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Paulo Bellina


O estilo de vida urbano, tanto nas capitais quanto nas cidades do interior, tem aumentado o uso de drogas e o número de seus dependentes. Com isso, a oferta destas substâncias ilícitas tem crescido, causando assim, uma imensa movimentação financeira e consequentemente um aumento no poder de facções criminosas.
Em alguns países, como por exemplo o Uruguai, foi liberado recentemente o uso da maconha, dentre outros fatores, essa medida visa controlar o comércio dessa substância e consequentemente diminuir a violência causada pelo narcotráfico. Nesse sentido, o comerciante que vende a droga licitamente arrecada impostos, não compra armas e enfraquece o crime organizado que atua também em roubos, furtos, sequestros, entre outros.
No entanto, o acesso ao uso da maconha fica facilitado, podendo resultar no aumento do consumo e também servir para que seus usuários procurem outras drogas para potencializar os efeitos. Deste modo, o traficante voltaria a ser fornecedor de outras substâncias ilícitas, crescendo assim novamente o tráfico.
A solução, portanto, não está na legalização do uso de algumas substâncias, mas na conscientização e educação dos cidadãos, partindo de suas famílias, sociedade, escolas, campanhas no âmbito da saúde e desta forma seria possível a diminuição e o controle do tráfico de drogas e da violência urbana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018