Título da Redação: Evolução pluralista

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por mag


Definida como uma organização de pessoas ligadas por laços de afinidade, a família da contemporaneidade sofreu uma evolução e vive, hoje, um pluralismo. Homoafetiva, tradicional, monoparental, adotiva ou não fundada na consanguinidade, são todas dignas de respeito integral e absoluto.
O modelo tradicional foi historicamente construído e sua transformação foi uma consequência lógica de uma sociedade democrática. A constituição federal não possui como definição de família e casamento a união entre homem e mulher, validando esse pluralismo, bem como o casamento homoafetivo.
Este recebeu, recentemente, nos Estado Unidos, uma lei específica que o legaliza. Conquistada já em diversas outras partes do mundo, a lei possibilita a igualdade de direitos e liberdade de escolha ao indivíduo, mostrando que o casamento não é um privilégio heterossexual, como pregado por católicos e conservadores.
Portanto, são necessárias medidas que promovam a integração das modernas famílias à sociedade, sendo essas: a criação de uma lei que especifique a validação de toda forma de união e família; a obrigação do ensino desses modelos nas escolas, facilitando a aceitação de tais pela futura sociedade; e o incentivo à campanhas que desconstruam a distinção valorativa feita ao pluralismo familiar instaurado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018