Título da Redação: Família Contemporânea

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Del Cístia


A definição de família dada pelo IBGE reúne laços afetivos e consanguíneos, portanto além da não exclusão da união por reprodução biológica aceita diferentes modelos de coabitação. A família tradicional tem passado por uma metamorfose, o que provoca essa mudança? O que ou quem constitui a família nos dias atuais? Porque é difícil a aceitação de alas conservadoras?
O Brasil ao longo da história vem sofrendo várias mutações, e quanto as uniões afetivas nota-se uma evolução, a liberdade de expressão, a busca por melhoria dos direitos humanos e a inclusão de minorias vem alterando o caráter das famílias tradicionais.
A base familiar consiste de amor, respeito e apreço, assim, independe de sexualidade, credo e cor, valida-se relações homoafetivas, heteroafetivas, inter-raciais e inter-religiosas, além de ser mãe ou pai solteiro não deveria ser tabu. O que formula uma família é a harmonia e compatibilidade entre seus membros.
Segundo o censo de 2010 feio pelo IBGE 64,6% da população segue o catolicismo romano, e outros 22,3% o protestantismo, alguns escritos das religiões descritas se opõem ás praticas da família contemporânea, mesmo as leituras tendo diversas perspectivas, alguns fiéis movem-se a partir do ódio e preconceito, dando enfoque em relações homoafetivas. É conveniente lembrar que a homossexualidade existe em aproximadamente 450 outras espécies do reino animal, quando a minimização de terceiros e preconceito em apenas uma, a nossa.
A aceitação é o primeiro passa para a evolução de uma sociedade igualitária, ter consciência de que não é a sua criação e vivência que existe, e que a há diferentes costumes ao redor de todos nós. Frida Khalo pintava auto-retratos pois acreditava que ninguém a conhecia melhor que ela mesma, vemos a veracidade de tal afirmação ao abrir o olhar para o autoconhecimento e reconhecimento da índole, e autonomia para capacitação de nossas escolhas e decisões, independente de qualquer organização familiar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018