Título da Redação: Família, da Bíblia à Constituição

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriella Souza


Pensar o que é a família na sociedade atual ainda traz discussões que remetem a questão histórica e bíblica vivida pelo homem ao longo da história. Desde muito tempo a família tem ganhado outras ramificações que não a tradicional e isso só chegou aos olhos da população há muito pouco tempo. E como o medo do novo ainda fere muitas pessoas, essa mudança vem dilacerando a sociedade patriarcal em busca de visibilidade e um lugar de igualdade e respeito.
A consciência histórica de um indivíduo contribui bastante para se chegar até aqui, onde os conceitos primordiais da vida são passados do mesmo modo para todas as gerações através de um modelo único pelo qual se baseiam: a Bíblia. Este conjunto de escrituras humanas conduz o significado de família em apenas uma vertente, nesta, homens e mulheres se unem a fim de formar uma só carne, uma família. E desta forma a sociedade foi trilhando um caminho com passos que não eram de fato seus. Mas a questão é: a sociedade não é mais a mesma de dois milênios atrás. Com o passar do tempo as pessoas descobriram que podem buscar suas próprias verdades e que elas não precisam seguir recomendações baseadas em escrituras de um livro.
Seguindo o princípio de que tudo evolui, o conceito familiar que se restringia apenas a união monogâmica e heterossexual também evoluiu. O Direito Romano que conduzia a família em torno da imagem masculina deu lugar à constituição, e na evolução da mesma, a Constituição Federal de 1988 entendeu o contínuo progresso conceitual da família e incorporou em suas leis a análise feita pelo filósofo Lucien Lévy-Bruhl que fala que a família tem se tornado cada vez menos hierarquizada à medida que vem se tornando cada vez mais composta através de moldes de afeto mútuo, independendo da sexualidade ou quantidade daqueles que a formam.
Vê-se, portanto, que o declínio da cultura judaico-cristã está dando lugar a uma sociedade que compreende, ainda que pouco, a necessidade da incorporação de medidas de inclusão para essas novas configurações familiares, percebendo que o conceito familiar não é universal, ele é mutável de acordo com o tempo surgiu um tipo de “Família Mosaico” que é esta que vem refletindo as mudanças sociais, formando famílias que além de se adaptar as mudanças provocam constantes mudanças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018