Título da Redação: Família é amor

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Flávia Andrade


O conceito de família majoritariamente empregado pela sociedade é a organização patriarcal herdada pelo Império Romano. Naquela época, os grupos familiares eram numerosos e submetidos ao chefe da casa cujo sexo masculino o empoderava. E assim, mesmo após a queda desse Império, a única instituição sobrevivente, a Igreja Católica, continuou disseminando a cultura que é vigente até hoje, criando barreiras para aceitação de novas visões acerca do assunto.
As novas concepções de família foram popularizadas nos séculos XX e XXI com a industrialização e o capitalismo. Tais fenômenos revolucionaram o modelo de organização social, levando mulheres a deixarem seus postos de dona de casa para trabalhar fora provocando, por conseguinte movimentos feministas que revindicaram a constituição de família por mães solteiras. Essa requisição foi importante para aquelas que perderam seus maridos em guerras ou se separaram ficando com a guarda da criança.
Outra exigência trazida com a modernidade foi a formação de famílias homossexuais. A minoria que sempre existiu na sociedade, mas foi discriminada ao longo dos séculos pelo cristianismo, conseguiu espaço na era liberal e clamou por seus direitos. Assim, a legalização do casamento e a adoção por gays são essenciais para a construção de uma coletividade e igualdade, em vista que a união civil entre pessoas de mesmo gênero e a adoção não são permitidas por influência de uma cultura conservadora e preconceituosa. Além disso, ainda é possível dizer que o acolhimento de órfãos por homossexuais é tido, em maioria com muito mais preparo, mediante a dificuldade de adoção enfrentada por esses, e proporciona com isso uma melhor criação e livre de preconceitos.
Diante dos fatos apresentados pode-se dizer que família é constituída por amor e não por gênero ou número de integrantes. E assim, combater a visão arcaica é necessário não só pelos discriminados, mas para romper com o laço de ódio entre os opressores. Para isso, o esclarecimento sobre o real conceito de família deve ser trabalhado nas escolas infantis, apresentando a diversidade de núcleos familiares existentes, também abordando a homossexualidade. Também se faz necessário o debate em grupos religiosos acerca da questão, procurando romper preconceitos e formar novas visões. Por último, o governo deve facilitar a adoção de crianças por homossexuais que hoje se torna praticamente inviável diante de extrema dificuldade, sendo que eles possuem a mesma ou melhores condições de criar um filho comparado a um casal heterossexual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018