Título da Redação: Família é sinônimo de amor

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Star


A evolução do conceito de família é um processo histórico que é caracterizada por diversas mudanças. Suas transformações e configurações são vistas pelos conservadores de modo depreciativo, já que pelos modernistas são vistas como algo revolucionário. A família independente de sua estrutura é responsável pelo caráter e personalidade do cidadão e é definida por Elisabeth Roudinesco como "um conjunto de indivíduos ligados entre si pelo casamento e/ou filiação"
Ainda no início do século XIX, a família era composta somente por pai, mãe e filho (a). No decorrer dos anos essa família foi se modificando, até chegar no modelo atual. Segundo a psicanalista Maria Rita Kehl, para a criança qualquer pessoa pode ser sua família, pode ser uma mãe ou pai solteiro, casais de homo ou heterossexuais, tio (a), avô (ó), enfim, qualquer pessoa que a criança se sinta segura, que lhe der amor, carinho e afeto. Porém, atualmente, os pais estão no mercado de trabalho, assim a educação das crianças dessa nova família fica entregue às escolas. Desta forma, os pais que não têm condições de dar uma educação extra para seus filhos, deixam eles submetidos à influência de terceiros. Que pode ser por vezes, boa ou ruim.
Família tentacular não é sinônimo de família desestruturada, muito pelo contrário. Se antigamente, o cônjuge era determinado pelos pais, hoje em dia, os indivíduos tem livre arbítrio para escolher seu (a) companheiro (a), baseado no amor.
Fundamentado em seus valores, cada pai e cada mãe tem seu modo de educar seus filhos, seja ele como for. Sendo assim, o governo não deveria interferir nessas questões, sua interferência faria mais sentido em casos de extrema violência. Pois tem pais que dizem que o que ele é hoje (tem personalidade, caráter) devido as "surras" que levava de seus pais, e assim querem passar isso para seus descendentes. Entretanto, é evidente que bater não educa, mas o maior tesouro que um pai tem para os filhos são os valores. Concluímos que ao invés da Lei da Palmada, o governo deveria interferir e dar mais suporte para aqueles adolescentes que são diariamente violentados, neste caso, pelos pais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018