Título da Redação: Família não é sinônimo de exclusão.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 2 anos por Ali


Atualmente discuti-se a definição de família, devido a elaboração do Estatuto sobre a mesma, no qual conceitua a estrutura familiar como válida se oriunda de um casal heterossexual ou pais solteiros. Entretanto, esse projeto se mostra desrespeitoso para com a diversidade e anticonstitucional, pois suprime as liberdades individuais e excluí uma parcela populacional.
Construir uma família é algo pessoal, uma vez que cada um constitui a sua por base de suas preferências. Logo, definir um conceito padronizado que não atende a realidade de diversidade que vivemos é uma forma de ferir as liberdades individuais, ferindo assim, o princípio da dignidade humana rezado pela Constituição Brasileira de 1988.
E além disso, a definição proposta é excludente, pois só uma parcela populacional se encontra incluída (parcela heterossexual). Tal exclusão pode ser considerada um ato preconceituoso e estimulante para ações de mesma natureza, além de simbolizar uma negligência para com a cidadania de pessoas homossexuais, uma vez que seus direitos não são respeitados.
Desta forma, o Estatuto da Família e sua definição se mostram desrespeitosos para com a diversidade e anticonstitucional, sendo necessária uma reanálise do projeto com base nos preceitos constitucionais pelas autoridades competentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018