Título da Redação: Família no hoje

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Raimunda Brito


O modo como a família está estruturada foi modificada ao longo dos séculos. Existem famílias de toda forma, desde as monoparentais às biparentais, independentes de sua orientação sexual. Nesse cenário atual, vê-se necessária uma mudança no conceito de família vigente na Constituição Federal em que a define como núcleo social formado pela união de um homem e uma mulher, através do casamento ou da união estável.

Diante disso, está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que busca modificar esse conceito. Os parlamentares pretendem construir um Estatuto das Famílias, com a ampliação da definição da entidade familiar, sem qualquer restrição à união homoafetiva. Porém, frentes contrárias, em sua maioria, ligadas à religião, defendem a criação de um Estatuto da Família, com a permanência do atual conceito de família, não reconhecendo a união estável e o direito à adoção de casais homossexuais.

É certo que essa visão de família atual é altamente conservadora e segue em sentido contrário quanto às lutas de grupos homoafetivos que desde 2010, já possuem o direito da adoção, e em 2011 já conseguiram o direito à união estável, a fim de constituírem uma família. Sendo assim, visando a manutenção e o reconhecimento desses direitos conquistados por pessoas de diferentes orientações sexuais, faz-se necessária que a definição de família seja modificada e ampliada, a fim de acompanhar a evolução social ocorrente no Brasil.

Família, independente dos membros constituintes, é a base de uma sociedade mais justa e respeitosa, pois é nela que a educação, o caráter, o respeito, a ética e a moral de um indivíduo são construídos e, portanto, deve ser respeitada de toda forma que se apresente. Para isso, é preciso que o Estatuto das Famílias seja então aprovado, a mídia conscientize a população através de debates, telenovelas e séries, quanto às diferentes formas de família e, que a sociedade compreenda e as respeite.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018