Título da Redação: Família: o que o sangue não une, o amor reuni

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Michele Fernandes


Pai. Mãe. Filho. Tio. Avô. Avó. Essa seria a tradicional constituição de uma família, porém nos dias atuais, percebemos mudanças nesse conceito. Como já dizia o filósofo francês Comte-Sponville, família é um conjunto de indivíduos ligados pelo sangue, pelo casamento ou pelo amor, isso sem expor gênero ou orientação sexual. Contudo o que era para ser mais um exemplo de família na sociedade, tornou-se alvo de preconceito, descriminação e até mesmo de violência.
Veja-se atualmente que as mais diversas formas de prejulgamento sobre famílias que são formadas principalmente por casais homossexuais, surge do próprio tipo de família conservadora. O preconceito sobre essas famílias hoje em dia vem de todos os lados da sociedade, um exemplo disso aconteceu durante a campanha eleitoral para a presidência da república no Brasil em 2014, quando o candidato Levy Fidelix disse em seu discurso que dois iguais não fazem filho e acabou gerando revolta com suas declarações e foi alvo de processos judiciais, já que o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido pela constituição do Brasil. A descriminação com esse tipo de família pode ser mostrada durante o processo de adoção de uma criança por um casal homossexual, como por exemplo, quando muitas vezes essa família possui condições de adotar e dar todo o suporte que a criança necessita, porém devido aos velhos preconceitos, acabam não conseguindo realizar a adoção. A violência contra casais homossexuais vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, o Brasil, por exemplo, lidera o ranking de violência contra transexuais e em alguns casos essa violência leva até mesmo a morte da pessoa.
Portanto percebe-se que na sociedade em que vivemos, o preconceito, a descriminação e a violência estão se tornando algo do cotidiano. A mídia como um meio de comunicação deve promover através de propagandas, a conscientização sobre o novo padrão de família atual e a sociedade deve tentar aceitar as diferenças entre as pessoas, para que as diversas formas de preconceito sejam diminuídas. O governo com uma medida mais a longo prazo deve criar leis que punam o preconceito de forma exagerada e agressiva, contra famílias que são compostas principalmente por casais homossexuais, para que assim seja reduzido tanto o preconceito, quanto à violência contra a essas pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018