Título da Redação: Família, papai, mamãe...

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Letra b


Certamente que apoiar a mudança no conceito de família não é uma decisão fácil para nenhum governo, parlamento ou meio de comunicação, em decorrência do tradicionalismo ainda presente nessa sociedade dita moderna. Mas, diante do dilema em que vive o Brasil, devastado por uma rica heterogeneidade social, ampliar e desmistificar a ideia de família é mais que necessária para garantir a total afirmação cidadã do país.
Antes de tudo, é válido salientar uma das principais barreiras que interferem nessa mudança inclusiva, alicerçada no tradicionalismo opressor e conservacionista. Essa imposição arcaica é intimamente propagada no argumento de que para, de fato, constituir-se uma família, faz-se importante a figura de um pai, uma mãe e um filho. Esse cruel pensamento acaba subtraindo a união homo afetiva desse conceito e idealizando um repúdio a esse tipo de conjunto de pessoas. Assim, produz-se um sério retrocesso civilizatório, contribuinte para estigmatizar um preconceito para com os homossexuais.
Soma-se a essa ferida brasileira, a visão quase sempre indiferente da mídia que, como potencial influenciador no meio social, deveria incentivar fervorosamente a aceitação aos mais distintos grupos familiares. Notoriamente observa-se, apenas nos últimos anos, mudanças reais nesse âmbito, tal qual a ousadia do capítulo estreante da novela Babilônia, ao vincular uma cena de beijo entre duas mulheres na televisão brasileira. Dessa forma,infelizmente, norteiam tanto entre a esfera política quanto a midiática, um certo receio em não agradar a grande parte de brasileiros que ainda idealizam um falido sistema patriarcal.
Relativamente a essa problemática, urge, por conseguinte, que projetos pedagógicos das escolas invistam, desde muito cedo, na formação de cidadãos críticos e aptos a aceitar as mais singulares expressões sociais, afim de reprimir o preconceito ainda existente. Ademais, convém a gradual atuação do governo em conjunto com os meios de comunicação na promoção efetiva da difusão da mais diversos tipos de famílias, sendo transmitidos a partir de programas que alcancem a extensa massa brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018