Título da Redação: Família: primeira instituição social

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Conceição Oliveira Oliveira


Pai, mãe e filhos. Dois pais e filhos. Duas mães e filhos. Mãe e filhos. Pai e filhos. Estas são algumas das possíveis formas, para uma família contemporânea. Com a evolução da sociedade, a estrutura familiar acompanhou tais evoluções, e modificou-se. Entretanto, qual é a função da família, e, além disso, o que é a composição de uma família?
Inicialmente, existem quatro instituições sociais: a família, a escola, a religião e o Estado. Sociologicamente falando, cada uma tem uma função, mas primando sempre na organização da vida em sociedade. A família é o primeiro grupo social que a criança tem contato. Através do carinho e broncas, é a responsável por ensinar os padrões de comportamento e normas de conduta de sua sociedade as crianças. Cabe ressaltar, que é o início da socialização do indivíduo.
Durante muito tempo, forma-se uma família significava casamento entre um homem e uma mulher. No entanto, hoje com tantas mudanças na sociedade, essa conjuntura mudou. Casais homossexuais querem ter o direito de ter uma união estável, reconhecida pela justiça e ter o direito de adotar crianças e constituir família. Porém, tem enfrentado muita discriminação e muitos dizem, principalmente, os mais conservadores, que essa nova “forma de família”, vai acabar com a família tradicional.
Apesar disso, não percebem, que muitas crianças ganham um lar, sendo este, um direito delas. Afinal, muitas vezes, crianças abandonadas por casais heterossexuais, são acolhidos e muito amados, por casais homossexuais. Sendo o carinho e o afeto, pelos membros, que constitui uma família e não os laços sanguíneos, estabelecidos pela união de um homem e uma mulher.
Fica nítido, portanto, que a premissa básica da família, seja ela composta por dois iguais ou dois diferentes, é iniciar o processo de socialização do indivíduo e dar a ele amor. Ademais, é necessário que o Estado, como instituição responsável por prover leis e garantir o direito de todos, crie mais mecanismos assegurando aos homossexuais direito a ter uma família completa, se assim desejar. Além disso, é preciso que a escola, mostre a importância da família na educação do indivíduo, isto pois a escola é apenas um lugar onde a criança socializa com outros membros da sociedade. Afinal, é um direito de todos, previsto na constituição, ter uma e conviver em família, seja qual for a sua estrutura inicial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018