Título da Redação: Família, um conceito cada dia mais amplo.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Milena Goulart


O que é uma família? O conceito de família tornou-se polêmico, principalmente nos últimos anos. Para os mais tradicionais, família é um núcleo constituído por uma mulher, um homem e seus filhos. Para os menos ortodoxos, uma família é um núcleo de pessoas que compartilham relações afetivas, consanguíneas ou não. Independente de cor, sexo, credo e idade. Sendo a última definição mais democrática e justa.

Com o decorrer da história as relações familiares foram se modificando, acompanhando o ritmo de mudanças naturais e generalizadas. As Guerras e a revolução industrial foram os principais agentes dessas mudanças. As transformações mais significativas foram ligadas à participação da população feminina no campo de trabalho e na política. A maior independência da mulher por sua inserção no mercado, conquista de voz ativa e uso da pílula anticoncepcional foram cruciais para as mudanças contempladas nos dias atuais. Vê-se hoje uma diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade o que culmina na formação de famílias pequenas, a maioria formada por no máximo quatro integrantes. As revoluções científicas também foram importantes agentes mutagênicos. Atualmente mulheres podem escolher ter ou não filhos e ainda tê-los sem depender de um homem ao seu lado.

Outro agente de transformação significativo foi a maior visibilidade das relações homoafetivas. A busca de direitos pela comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) principalmente em relação à constituição de núcleo familiar, vem sendo a principal questão que vai de encontro ás ideias tradicionais, principalmente ligadas à religiosidade. Todavia, felizmente, vê-se uma evolução na constituição brasileira, cada vez mais laica. Hoje, há um reconhecimento das mais diversas formas de famílias tais como: irmãos solteiros que vivem juntos, viúvos sem descendentes, cônjuges separados, etc. O reconhecimento das uniões homoafetivas é o próximo passo para a construção da justiça e maior democracia no campo familiar.

Para isso, é imprescindível a união de setores como família e escolas para a elaboração de medidas que visem expandir os conceitos à sociedade. É importante a criação de disciplinas e ambientes de discussões, abrangendo pais e alunos, voltadas ao ensino da pluralidade e diversidade de famílias, tendo a ética e o respeito como pontos principais. Assim, o amor e o direito a família não serão mais restritos a um grupo, mas englobarão todos os cidadãos de forma democrática e justa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018