Título da Redação: Família: um conceito opressor?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bianca Brandão


A flexibilização do conceito de família acompanhou as evoluções históricas dos diversos âmbitos da sociedade brasileira e mundial. Do período colonial, com o retrato da legítima família patriarcal, nas aldeias indígenas, onde predominava a poligamia, até a família contemporânea, com valores e representações amplamente distintas. A configuração do mundo atual é marcada pela multipolaridade ideológica e saber conviver com as diferenças é o grande desafio.
De acordo com sociólogo Zygmunt Bauman, o momento atual é a era dos valores fluidos. Assim, concepções antes claras seguem se desfazendo. Tal fenômeno se exemplifica a partir do modelo moderno de família, antes entendida como pai, mãe e filhos, hoje encontra-se em constante transição. Porém, considerando a Lei de Isaac Newton, essa ação gera uma reação. Desse modo, instituições familiares formadas por casais homossexuais ou mães solteiras, por exemplo, despertam a insatisfação de críticos e conservadores que dispõem-se claramente contra a liberdade de escolha desses indivíduos.
É preciso destacar, ainda, a influência das religiões sobre o comportamento civil em detrimento do bem estar geral. O reconhecimento do casamento homoafetivo como entidade familiar, no Brasil, em 2011, assim como nos EUA, ainda neste ano, causaram grande tumulto nas redes sociais, que foram palco de diversas ofensas de cunho religioso. Tais ações deixam transparecer a dificuldade de algumas pessoas em entender que, a liberdade ideológica é uma consequência legal de uma sociedade democrática.
É evidente, portanto, que o conceito de família foge a qualquer classificação ou padrão. Uma entidade familiar deve ser entendida como uma reunião de pessoas diferentes com objetivos comuns, pautados em afeto mútuo. Assim, o Estado, no exercício de sua laicidade, deve oferecer qualquer amparo e segurança a vítimas de agressão e violência gratuita. A mídia e as escolas, como formadoras de opiniões. devem instruir os cidadãos sobre o direito de escolha dos outros e o respeito pelo diferente, através da inserção de discussões acerca ao tema na grade curricular estudantil. Só assim, teremos gerações libertas, em que o conceito de família não soe como um juízo opressor.

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