Título da Redação: Família: um conceito opressor?

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há quase 3 anos por aa


A Revolução Francesa, em 1789, trouxe a tona os sentimentos de igualdade entre os homens. Na época, foi tido como algo utópico pelos conservadores. No entanto, hoje em dia, gozamos de igualdades jurídicas, previstas na Declaração Universal de Direito Humanos da ONU. Analogamente, hodiernamente, nos deparamos com a ampliação do conceito de família, que, embora produza conflitos, é necessária para o bem-estar social.
Limitar família a um conceito de união conjugal entre homens e mulheres é impulsionar preconceitos sociais. Homossexuais, pais solteiros e relações pluriafetivas, pelo seu teor de "novidade", já provocam um choque com os setores mais tradicionais da sociedade, regidos, mesmo que indiretamente, pela moral cristã dos bons costumes. Casos como o de São Paulo, onde uma transexual foi esfaqueada após simbolizar a crucificação do grupo LGBT, revela o quão intolerantes nós somos. Portanto, a lei excludente, tal como é, reforça a sensação de superioridade do núcleo familiar tradicional, dando margem a manifestações de homofobia, machismo e exclusão social.
Ademais, designar apenas um grupo como família, em um mundo materialista, egoísta e impessoal, é incompreensível. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman apresenta as relações humanas da pós- modernidade como fluidas, ou seja, efêmeras e superficiais. Assim, deveríamos buscar formar de resgatar os sentimentos de coletividade, companheirismo e amor, e não os limitar ainda mais. Logo, coma tamanha rarefação das relações interpessoais, devemos expandir os conceitos de família para que possamos estimular o afeto.
O conceito de família , portanto, deve ser ampliado até seu limite. O Governo Federal deve estipular como família todo e qualquer grupo que se designa como tal, reformulando os seus direitos e deveres previstos na Constituição. As escolas devem instituir como objeto de estudo as pautas sociais da atualidade, dentre elas a discussão sobre as concepções de família. À sociedade, compete tomar uma postura mais tolerante, por meio do diálogo e participação em movimentos ativistas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018