Título da Redação: Família: um conceito subjetivo

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Vanessa Lucena


Ao longo dos anos a família adquiriu conceitos e significações diversos, adequando-se aos diferentes cenários. A contemporaneidade trouxe consigo a quebra de muitos paradigmas, inclusive do modelo patriarcal. Porém, com a destituição de padrões antigos, novos assumem seus lugares, fortalecendo uma sociedade que reluta em aceitar as distintas organizações do ambiente doméstico. Neste contexto, a definição de família nos dias de hoje constitui-se como polêmica discussão.
A telenovela do horário nobre da rede globo, Babilônia, aborda o tabu da família homossexual, trazendo à tona a discussão acerca dessa temática. A trama retrata o árduo preconceito sobre um núcleo familiar composto por duas lésbicas e o neto de uma delas. Essa realidade se deve, em parte, à deficiência da educação brasileira na inserção de diferentes contextos no processo de formação de cidadãos. Em que, crianças e adolescentes formados no sistema tradicional originam adultos embasados na premissa de estigmatização das diferenças.
A construção social de estereótipos e padrões sociais impõe um modelo tradicional de família, composto por pai, mãe e dois filhos. Porém, diante da complexidade das distintas formas de organização familiar da contemporaneidade é fundamental romper alguns padrões e redefinir conceitos. Assim, partindo da premissa de que a definição de família, na contemporaneidade, é subjetiva e embasada nos laços afetivos, e corroborando com a música do cantor brasileiro Lulu Santos, em que é “justa toda forma de amor”, qualquer organização familiar pautada nos vínculos de afeição deve ser respeitada e reconhecida como tal.
Desta forma, medidas pertinentes podem ser adotadas no âmbito educacional, responsabilizando escola e ambiente doméstico na construção de cidadãos críticos, reflexivos e fomentados no respeito à diversidade. Inserir a temática e a discussão do conceito familiar em rodas de conversa e brincadeiras lúdicas nas escolas, incentivando a interação entre alunos derivados de diferentes contextos, pode favorecer a quebra dos tabus relativos às famílias modernas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018