Título da Redação: Família: um direito de todos.

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Daiane Novelli


O conceito de família é subjetivo e deveria ser respeitado. No Brasil, sendo a grande maioria conservadora, ao mesmo tempo que diversos modelos de família já são aceitos pela sociedade, como pais ou mães solteiros e crianças criadas por outros familiares, ainda é evidente o preconceito contra casais homossexuais que tentam construir uma família. Essa minoria vêm lutando por seu espaço e direitos, mas é frequentemente ignorada ou esmagada pela maioria conservadora.
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovar a união estável de casais homossexuais, a luta agora é pelo direito de adotar e formar uma família. Há diversos casos de juízes que aprovaram a adoção de crianças por gays, mas ainda não foi feita uma legislação para assegurar esse direito e os casais ficam à mercê da interpretação de cada juiz, sem nenhuma garantia de seus direitos como cidadãos.
A parte da sociedade que é contra o direito de adoção usa sempre a mesma desculpa: uma família deve ser formada por pai, mãe e filhos, não dois pais ou duas mães; mas se nem mesmo a Constituição impõe esse padrão, o conceito é amplo. O grande problema é que a maior parte desse preconceito tem base religiosa, o que torna praticamente impossível extingui-lo e, além disso, a bancada religiosa do Senado é sempre uma das maiores responsáveis pela não aprovação dos projetos de lei que garantem os direitos dos homossexuais. Sendo assim, é imprescindível que a igreja imponha seus dogmas apenas a seus fiéis, já que o Brasil é um país laico e nenhuma religião deve interferir no âmbito jurídico ou político.
Outro argumento frequentemente usado pelos conservadores é que, uma criança criada por homossexuais não seria capaz de entender e lidar com isso ou poderia sofrer preconceito, o que não é verdade. Inclusive, há diversos casos, que viraram reportagens, de crianças que têm orgulho de seus pais ou mães, e ensinam os amigos na escola que isso não é ruim, muito pelo contrário, elas recebem amor, carinho e educação da mesma forma que as crianças criadas por pais considerados normais pela sociedade. Além disso, vale lembrar que toda criança adotada por um casal gay, foi abandonada por um casal hétero. O que prova, mais uma vez, que homossexuais devem ter o direito de formar uma família, como qualquer outro cidadão.
Sendo assim, é inegável a necessidade da criação de leis que amparem e garantam os direitos dessa parcela da população que ainda depende da interpretação subjetiva de juízes. Também é necessária uma conscientização da população para que saiba lidar com as diferenças, através da educação principalmente nas escolas, com a abordagem do tema por meio de debates e palestras incentivadas pelos governos municipais e estaduais. Ademais, o direito da adoção por parte dos homossexuais também ajudaria de forma significativa na desconstrução deste preconceito tão presente na sociedade que, finalmente, iria perceber que uma família não precisa seguir nenhum padrão imposto por terceiros, e sim ser constituída de amor, carinho e principalmente, respeito pelo próximo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018