Título da Redação: famílias contemporâneas

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Atualmente, na sociedade do século XXI, podemos notar o crescimento de diversos núcleos familiares distintos, nos quais podem ser observados a presença de mães e pais solteiros ou até mesmo casais homoafetivos constituindo famílias. O velho padrão familiar imposto a séculos pela sociedade onde vivemos, vem sofrendo modificações consideras radicais, por partes conservadoras da sociedade, o que nos leva a grandes conflitos como sócias e políticos que se alastram rapidamente, gerando diversas formas de preconceitos.
A velha opinião formada sobre o conceito de família, ser apenas pai, mãe e filhos, já é considera ultrapassada pela sociedade moderna, o que leva a um certo estranhamento para indivíduos ainda não familiarizados com tal ideia, gerando preconceitos severos difundidos rapidamente pela população. Ainda muito recente, a ideia de casais do mesmo sexo adotarem filhos, foi um assunto polêmico no qual houve muitas discussões políticas, para que fosse a aceita a lei que permitiria a casais homoafetivos o direito de adotarem uma criança. Mulheres ou homens que desejam serem pais solteiros, passam por dificuldades parecidas já que além dos preconceitos sofridos, acabam realizando uma dupla jornada entre trabalhar e prestar assistência aos filhos. Pesquisas realizadas por diversos psicólogos e apresentadas pela mídia, mostram que crianças que convivem com país solteiros ou casais homoafetivos, não apresentam nenhum tipo de problema psicológico, porém é inevitável não citar sobre algumas formas de discriminações que sofrem pela parte mais conservadora da sociedade.
Problema ainda longe de ser resolvido, o preconceito que famílias contemporâneas ainda sofrem, podem ser explicados pelo fato de indivíduos fortemente influenciados pela religião, não aceitarem a diversidades presente na sociedade, julgando o que acreditam ser certo e errado. Medidas educativas como intensificação das divulgações de mídia sobre famílias modernas, além da criação de leis que possam punir a discriminação familiar e a homofobia, ajudariam na construção de uma sociedade melhor, menos intolerante e mais diversificada socialmente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018