Título da Redação: Famílias novas: a necessidade de superar o preconceito

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 3 anos por Manu Barrozo


Ela representa um grupo de pessoas de relação parental que não necessariamente tenham laços genéticos, mas afetivos. Está se tratando da família, que teve seu conceito tradicional - pai, mãe, filho - alterado atualmente. Entretanto, são muitos aqueles que não concordam com essa nova definição. Dessa forma, a falta de leis que prevejam a legalidade dessas novas famílias, colocam-as à margem da sociedade e passivas a atos preconceituosos.
Nessa nova ideia sobre o que é família, o preconceito advindo pode ser explicado pela ausência de leis que garantam os direitos dos novos núcleos familiares. Uma causa para tal feito, é explicada pelo grande número de indivíduos conservadores, muitos deles no congresso, ao ponto de não quererem e, muitas vezes, impedirem que famílias homoafetivas ou monoparentais possuam direitos semelhantes às famílias de heterossexuais . Dessa forma, o cenário contrário a esse tipo de legalização impede criações de leis de igualdade de direitos entre as diversas famílias.
Como consequência desse descaso, muitos são os atos preconceituosos aos novos tipos de família. Entre os mais comuns, pode-se destacar as zombarias, através de apelidos de cunho ofensivo, aos filhos de homossexuais, que podem crescer com problemas de socialização devido a intimidação provida desses atos grosseiros. Além disso, festividades específicas, como Dia das Mães ou dos Pais, podem afetar o psicológico da criança na medida que ela não entenderá porque é diferente dos coleguinhas por só comemorar uma dessas celebrações.
As famílias, portanto, sofreram alterações na sua composição e devem ser respaldadas com direitos pertinentes. Sendo assim, as escolas podem inserir na carga horária disciplinas de cunho sociológico que revelam as mudanças na sociedade para os alunos, a fim de diminuir o preconceito. Além disso, podem ser substituídos o "Dia das Mães" e "Dia dos Pais" por "Dia da Família". Desse modo, tem-se uma forma mais democrática e menos excludente de comemorar festividades familiares.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018