Título da Redação: Folha em Branco

Proposta: O que é uma família?

Redação enviada há mais de 2 anos por Matheus Nascimento


Desde a Grécia Antiga, uma das correntes epistemológicas mais legitimadas é o empirismo. Essa corrente, defendida pelo filósofo inglês John Locke, presume que todas as pessoas nascem sem nenhum conhecimento. Logo, a psique humana pode ser inicialmente equiparada a uma “folha em branco”. Portanto, a tentativa de padronizar um conceito de família como tradicional é um processo desenvolvido culturalmente e, de modo algum, é uma concepção inata do ser humano.
Á vista disso, a arte tornou-se uma grande aliada das novas formas de família: novelas, filmes e campanhas publicitárias passaram a representar a realidade, ajudando a desconstruir o paradigma de que só existe um tipo de organização familiar.
Ademais, o princípio da isonomia e da pluralidade, garantidos na constituição brasileira de 1988, corroboram a tese de que a imposição da família é algo inconstitucional, além de ir de contra à ideia de liberdade defendida na Revolução Francesa e na Inconfidência Mineira.
Não obstante, os mais conservadores – apegados a sua própria forma de cultura e receosos com o que consideram insólito- converteram-se em grandes opositores à autonomia dos indivíduos. Consequentemente, tentativas patifes de limitar os direitos das variadas formas de organização familiar entraram em questão através de projetos de leis preconceituosos e retrógrados que, indiretamente, incentivam a violência e o ódio às minorias.
Sendo assim, faz-se necessário que o Congresso Nacional legisle um estatuto familiar que realmente seja exequível, garantidor de direitos constitucionais e que entenda a família como uma instituição social onde exista amor. Como também, a promoção de atividades pedagógicas -patrocinadas pelo Ministério da Educação- que visem suscitar nas crianças e adolescentes o ideal de isonomia, liberdade e pluralidade, desenvolvendo uma geração fundamentada na inclusão social e na cultura de paz. Por fim, a sociedade civil precisa ficar atenta a qualquer tentativa de reprimir direitos das instituições homoafetivos, monoparentais e unipessoais. Dessa forma, desconstruiríamos o paradigma de que existe uma forma tradicional de família e construiríamos uma sociedade pluricultural baseada, também, no ideal empírico de que não existindo ideias inatas, todos os homens são, por conseguinte, iguais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018